Os artistas alagoanos que fazem cultura regional foram agraciados com a aprovação pela Câmara de Vereadores do Projeto do Poder Executivo que insitui o Patrimônio Vivo do Município de Maceió. A sessão presidida pelo vereador Galba Netto (MDB) fez o reconhecimento à história de vida dos mestres que se dedicam dia e noite para não deixarem a memória cultural desaparecer.
Cultura de Maceió (FMAC) que foram enstusiastas da iniciativa. Conforme lembrou o tema era visto como uma das prioridades do órgão.
A matéria entrou em pauta a pedido do vereador Lonardo Dias (PL). Durante sua tramitação legislativa foi ele quem acompanhou todos os detalhes de sua apreciação nas comissões téncnicas. Ao falar sobre sua importância lembrou que é neto de um entusiasta pelo folclore e que sempre se preocupou com o fim de algumas manifestações quando ainda residia no estado de Sergipe.
“Sempre vi com preocupação a morte dos folguedos e dos grupos folclóricos. Alagoas é o maior celeiro de manifestções artísticas. E muitas dessas manifestações estão ameaçadas pelo envelhecimento dos nossos mestres e o desinteresse dos jovens. A lei vai ser um auxílio para eles, para dar um amparo a eles e às manifestações”, disse Leonardo.
Dias também citou o secretário João Hugo Lyra e Cadu Ávila da Fundação Municipal de Cultura de Maceió (FMAC) que foram enstusiastas da iniciativa. Conforme lembrou o tema era visto como uma das prioridades do órgão.
O vereador Fernando Holanda (MDB) lembrou que foi autor de uma indicação para o Executivo para também fazer o reconhecimento aos artistas que levam a cultura local em seu dia a dia. Ele também reconheceu o empenho do vereador Leonardo Dias (PL) por ter acompanhado o trâmite da matéria para que pudesse ser aprovada .
“Agradecemos ao prefeito que atendeu nossa indicação. À época fez um evento com o pessoal da cultura antes de encaminhá-lo para a casa. E reconheço o empenho do vereador Léo e do prefeito pelo PL”, disse Holanda.
Para o presidente Galba Netto o projeto é parte do compromisso que a cidade tem demonstrado, na atual gestão, com a cultura.
Sem Comentário