No encontro, autores receberam informações e orientações sobre a estrutura do evento e o lançamento de suas obras
A Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizou nesta terça-feira (18) o encontro com os escritores alagoanos selecionados para lançamento e exposição das suas obras no estande da Biblioteca durante os dez dias que acontecerá a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O objetivo foi apresentar as orientações sobre a logística da exposição e o lançamento das obras.
“É uma sensação de alegria e ansiedade lançar o meu livro na Bienal através do estande da Biblioteca Graciliano Ramos. Esse é o meu primeiro livro e espero que as pessoas estejam de coração aberto, pois trata-se de um livro de poesias”, disse a escritora independente Patrícia Vieira, reforçando a importância do apoio do Governo do Estado para assegurar essa oportunidade aos autores regionais. “O custo para fazer o lançamento de um livro é muito grande. Com esse apoio do Governo de Alagoas fica bem mais simples e com um público maior”, completou a escritora.
A reunião foi conduzida pela supervisora da Biblioteca Graciliano Ramos, Mira Dantas, que ressaltou a importância desse incentivo. “Valorizar a nossa cultura literária é de extrema importância. Ter a Biblioteca, um equipamento público, promovendo o lançamento e exposição de obras alagoanas ricas em cultura é uma verdadeira sensação de alegria. Além de prestigiar o talento dos escritores alagoanos, a Biblioteca proporcionará, na Bienal do Livro um verdadeiro escambo entre o artista e o leitor”, frisou Mira Dantas.
Ao todo, foram selecionadas 97 obras para exposição e outras 67 obras para lançamento durante o evento. Os escritores alagoanos ou residentes no estado há pelo menos dois anos tiveram a chance de participar da seleção pública. A lista completa com os selecionados está disponível no endereço eletrônico cultura.al.gov.br.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, esta edição da Bienal é um marco para o setor da cultura e economia criativa no estado. “É uma felicidade imensurável ter a Secult apoiar mais uma edição da Bienal Internacional do livro em Alagoas. Promover o acesso à leitura e incentivar os autores locais e nativos no estado é o nosso objetivo. A Biblioteca Graciliano Ramos tem um papel fundamental na literatura e na história alagoana”, disse a secretária.
Nesta 10ª edição da Bienal a temática do estande da Biblioteca Pública é inclusão e diversidade com o objetivo de enfatizar a pluralidade no universo cultural literário. Além dos lançamentos e exposições, a Secult levará para o Centro de Convenções uma programação diversificada para adultos e crianças.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário