O Projeto Navegando com o Meio Ambiente, mais conhecido como Barco Escola, criado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), realizou, entre os dias 9 e 13 de maio, aulas a bordo do catamarã. O trabalho é voltado especialmente para a comunidade escolar, mas outros públicos também podem participar. Essa semana, o programa atendeu aproximadamente 160 alunos.
As aulas são ministradas com assuntos sobre a biodiversidade e os problemas da região. Assim como, trabalha conceitos geográficos do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM), mostrando para o público a importância da biota do e trabalho de conservação.
Essa semana, a equipe de Educação Ambiental do IMA atendeu público de comunidades escolares, alunos do ensino médio e do fundamental I e II, dos municípios de Maceió e Coruripe. Duas escolas particulares e seis públicas participaram dos encontros, representantes das escolas e de secretarias do meio ambiente também compareceram.
Um dos momentos considerados mais importantes das aulas, é quando pode ser observado o canal do Trapiche, área de extrema importância para o desenvolvimento de Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. Hoje, o canal está soterrado por resíduos, o público pode observar de perto a degradação dos ambientes e entender que a natureza precisa de cuidados.
Josielma Araújo, Geógrafa do IMA, diz que espera pensamentos e atitudes conscientes dos participantes, em relação aos cuidados com o meio ambiente:
“Esperamos que as informações passadas e a vivência de campo possa modificar de forma positiva a concepção dos participantes sobre a responsabilidade que cada indivíduo possui para a proteção dos ambientes. Promovendo a criação de sociedade mais comprometida com a manutenção dos nossos recursos naturais.”
As pessoas que tiverem interesse em participar das eco aulas, podem acessar o Portal Ambiental no endereço eletrônico https://licenciamento.ima.al.gov.br/ e realizar um cadastro simples, apenas com CPF, nome completo, e-mail, número de telefone e senha.
Sem Comentário