Atividade contou com a apresentação de experiências exitosas nos serviços presenciais e de teleatendimentos
Com o intuito de assegurar maior efetividade ao registro de atendimentos no âmbito ambulatorial, a Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (7), uma nova capacitação sobre produtividade nessa área. O encontro foi realizado para atualizar gerentes e profissionais que atuam com estatísticas nas unidades de saúde onde há o atendimento de especialidades.
O evento contou com a palestra de Theresa Cristiane Pereira, assessora de processamento de sistemas e credenciamentos da SMS, que abordou a importância de um trabalho colaborativo alinhado com a padronização e fluxo de comunicação, que ocorre através dos registros de atendimentos e relatórios de produtividade gerencial. Na oportunidade, foi possibilitada a troca de experiências exitosas nos serviços presenciais e de teleatendimentos.
De acordo com Janaína Calheiros, diretora de Atenção Especializada da SMS, a iniciativa visa capacitar os profissionais sobre a adequação dos registros de atendimento. “Essa capacitação envolve muitos sistemas e a ausência de registros precisos de atendimentos de média e alta complexidade, acabam por acarretar uma queda na prestação de serviços aos olhos do Ministério da Saúde, gerando, consequentemente, uma redução nos recursos enviados para a saúde”, informa.
Ainda segundo Janaína, com a iniciativa de capacitar os profissionais no âmbito ambulatorial, reforçando o registro adequado, o município de Maceió visa garantir uma maior acessibilidade e assertividade na prestação de serviços em saúde à população, abrindo, com isso, a possibilidade de ampliar o teto de investimentos em média e alta complexidade.
No evento, os representantes das unidades que atuam com a Atenção Especializada também discutiram sobre os sistemas usados, a exemplo do SIGTAP, SIA, E-SUS PEC, SISREG e as demais plataformas de registro, a fim de fortalecer sua utilização e, consequentemente, demonstrar os indicadores, com o intuito de gerar maior qualidade nos serviços e prestação de contas.
Fonte: Ascom SMS
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