Arapiraca vai sediar terceira edição do Congresso Alagoano de Artesãos


Evento é uma uma realização da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura

A Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai realizar o III Congresso Alagoano de Artesãos. O evento visa debater a atual conjuntura da profissão dos artesãos e está marcado para o dia 15 de setembro, no Auditório do Sest Senat, AL-115, no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca.

A programação conta com palestras sobre os interesses e direitos dos artesãos, apresentações culturais e debates, e está dividida das 8h às 17h. Também será produzida uma documentação em prol da classe que os delegados apresentarão no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros.

O Presidente da Falarte, Sérgio Santos, exclamou que o congresso espera acolher de 150 a 250 artesãos e artesãs de diversas cidades alagoanas, além de 50 convidados e autoridades de diversas autarquias municipais, estaduais e federais, com a missão de ressignificar o entendimento sobre o Terceiro Setor e sua força dentro da cadeia socioeconômica para o estado.

“Queremos mesmo é fundamentar a voz e vez destes artesãos, sejam griôs ou com formação acadêmica. Em nosso mundo somos todos alquimistas, homens e mulheres que transformam matérias brutas em lindas peças artesanais”, concluiu o presidente da Federação. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, exaltou a força de vontade da Falarte em manter esse evento vivo. “A gente sabe que desde o período complexo que passamos no qual os segmentos artísticos foram desvalorizados tem se perdido muitos dos nossos fomentadores culturais. Com o passar do tempo, o Governo de Alagoas, por meio da Secult, vem apoiando projetos e debates, como este, para acharmos meios de impulsionar quem mantém nosso histórico cultural e artístico vivo”.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/C2RYTep4g9A1kUKU9 . No dia, ao chegarem no local, os participantes têm que apresentar Carteira Nacional de Artesão ou RG.  Abaixo segue a programação completa:

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Rede de ensino de Maceió celebra Dia Internacional da Alfabetização com resultados positivos
Próximo Paulo defende Alagoas “preparada para receber mais investimentos internacionais”

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *