Ambulatório do Hospital da Mulher de AL insere mais de 320 DIUs no primeiro semestre


Dispositivo Intrauterino representa um dos métodos contraceptivos mais eficientes evitar a gravidez não planejada

O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, que funciona no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, assegurou a inserção de 327 Dispositivos Intrauterinos (DIUs) no primeiro semestre deste ano. Este método contraceptivo é um dos mais eficientes para evitar gravidez não planejada.

 

Conforme dados divulgados pela unidades hospitalar, também entre janeiro e junho deste ano, o Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo realizou 622 consultas. No mesmo período, 143 ultrassonografias foram feitas, uma vez que este exame é prescrito para ver as condições clínicas da região uterina da mulher.

 

A médica Rafaela Freitas explica que a inserção do DIU de cobre acontece após avaliação da região pélvica. De acordo com ela, a mulher também recebe a orientação de realizar exames de ultrassonografia a cada seis meses, ou caso ocorra alguma intercorrência, para acompanhar se o dispositivo está posicionado corretamente.

“O DIU de cobre funciona como espermicida, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo, evitando a fecundação. Uma vez inserido, a paciente precisa fazer acompanhamento com exames de imagem para verificar se o dispositivo está posicionado corretamente”, ressaltou Rafaela Freitas.

 

Conforme orienta a médica, no dia da primeira consulta, a paciente precisa ter em mãos exames de citologia e ultrassom endovaginal, com validade de até 2 anos. Antes de inserir o dispositivo, a mulher também é submetida ao exame de Beta HCG para descartar gravidez.

 

“A ultrassonografia endovaginal é importante para descartar alterações estruturais do útero, como, por exemplo, miomas ou útero septado. Já a citologia é importante para descartar ou diagnosticar malignidades do colo uterino ou o HPV”, destaca a médica do Hospital da Mulher de Alagoas.

Caso a paciente não possua os exames, a médica prescreve a solicitação e a paciente pode realizá-los no próprio Hospital da Mulher de Alagoas, conforme agendamento disponível. Além disso, após 45 dias da inserção do DIU, a paciente deve realizar a ultrassonografia endovaginal para controle da posição do dispositivo e retornará à próxima consulta com o exame.

 

Acesso

 

Para ter acesso ao Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo e colocar o DIU as mulheres devem se dirigir ao hospital, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. A unidade funciona no bairro Poço, em Maceió, e as mulheres devem apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e comprovante de residência para agendar a primeira consulta.

 

LEGENDAS:

FOTO 1 – O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo funciona no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, e assegura a inserção do DIU_FOTO_Joyce Marques 1

 

FOTO 2 – O Dispositivo Intrauterino é um dos métodos contraceptivos mais eficazes para evitar a gravidez não planejada_FOTO_Joyce Marques 2

 

 

FOTO 3 – Para agendar uma consulta e colocar o DIU, basta se dirigir até o Hospital da Mulher e apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e comprovante de residência_FOTO_Joyce Marques 3

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Curso gratuito de Libras da Seduc segue com inscrições abertas até 28 de julho
Próximo Rota das Máscaras se consolida como mais uma identidade cultural de Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *