Trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas é ressaltado por ministros durante encontro em Maceió
A capital alagoana foi sede das reuniões ministeriais do G20, que contaram com a presença de cerca de 40 delegações internacionais, durante os dias 9 a 13 de setembro. Nesta sexta-feira (13), no encerramento do evento, foi realizada a reunião com os ministros do Grupo de Trabalho de Economia Digital, com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais, para discutir temas importantes como a economia digital, desenvolvimento sustentável, inteligência artificial e seus impactos na sociedade.
A reunião foi aberta pelo Ministro de Estado das Comunicações e líder do Grupo de Trabalho de Economia Digital, Juscelino Filho, que reforçou a importância do Grupo ao abordar sobre pautas tecnológicas como inclusão digital.
“Temos vários grupos setoriais e hoje com certeza recebemos um dos principais, que é o grupo de Economia Digital, com essa missão de construir entendimentos e consenso em torno de temas relevantes que hoje impactam diretamente no dia a dia das pessoas”, afirma o ministro.
A pauta sobre o papel social da Inteligência Artificial é relevante em Alagoas, que se tornou o primeiro estado do Brasil a pautar a regulamentação do uso de IA por parte do Poder Público. O Secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, representando o governador Paulo Dantas, reforçou o empenho do Governo do Estado nos investimentos de CT&I, principalmente sobre inclusão digital.
“Aqui em Alagoas vocês encontram um solo muito fértil para essa discussão. Ciência, tecnologia e inovação são temas centrais do nosso Governo. O governador Paulo Dantas vem fazendo investimentos recordes na política de CTI e também na transformação digital. Num ciclo de quatro anos, nos aproximamos de um investimento de 1 bilhão de reais em política de CTI e transformação digital”, destacou Silvio.
“Devemos chegar num documento conciso em que essas tecnologias sejam instrumentos não de aumento de assimetrias e de distanciamento da sociedade, mas de ferramentas de desenvolvimento sustentável, justiça social e de promoção da redução das assimetrias aqui em Alagoas,” frisou.
Na mesa, também foi abordada a conectividade e a importância da segurança da internet como garantia do estudo e pesquisa de qualidade e o combate à desinformação. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, frisou a importância da garantia dos direitos individuais na internet.
“Nós precisamos garantir regulamentações que protegem o indivíduo das ameaças que a desinformação causa aos cidadãos e à própria democracia. A Inteligência Artificial vai impactar enormemente nas relações de produção de serviços, e nós precisamos ter domínio tecnológico. E essa construção é o que nos mostra o G20”, destacou a ministra.
Além disso, como temas centrais da reunião, também foram debatidas questões como cidadania e infraestrutura pública digital, como a emissão da nova carteira de identidade, que além da versão física, agora é possível ter a versão digital. A ministra da Gestão e Inovação de Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou a importância, tanto da segurança desse documento, quanto seu papel como um instrumento de cidadania.
“É uma questão de cidadania muito importante. Por isso, trouxemos os princípios gerais de governança sobre identidade digital, que os países também acordaram como fundamentos essenciais nessa área”, disse a ministra.
A ministra também parabenizou o Estado de Alagoas pela aderência à nova carteira de identidade, sendo o terceiro do Brasil que mais emitiu a nova identidade, proporcional ao número de habitantes.
Sobre o G20
O G20 é um fórum global que reúne as 20 maiores economias do mundo, com base no Produto Interno Bruto (PIB). O grupo aborda temas importantes para a economia mundial, como o crescimento econômico, desenvolvimento, comércio internacional e regulamentação financeira.
O evento contou com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), que reuniu ministros e representantes de 40 países.
Grupo de Trabalho de Economia Digital
Criado em 2017, o Grupo de Trabalho em Economia Digital é liderado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Fonte: Agê3ncia Alagoas
Sem Comentário