Com participação de 36 municípios, fórum vai fortalecer a gestão cultural no estado; Mellina Freitas destaca importância do apoio da Secult para a gestão municipal
Durante o II Encontro Nacional de Gestores de Cultura, realizado em João Pessoa (PB), Alagoas deu um passo histórico ao eleger a primeira diretoria do Fórum Alagoano de Gestores de Cultura. Com a participação ativa de representantes de 36 municípios, o novo espaço coletivo será fundamental para promover o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento das políticas culturais em todo o estado.
A presidência do Fórum ficou sob responsabilidade de Igor Luiz Rodrigues (Pão de Açúcar), com Teresa Machado (Penedo) na vice-presidência, Ruthnea Camelo (Pilar) como secretária-geral, Rafael Nascimento (Japaratinga) na tesouraria e André Vieira à frente da comunicação.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressaltou a importância da criação do Fórum e reforçou o compromisso da Secult com a valorização da cultura municipal.
“É uma grande alegria ver esse movimento se consolidar. Poder contar com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa é fundamental para fortalecer os gestores municipais e, juntos, construirmos políticas públicas ainda mais efetivas para a nossa cultura. Alagoas vive um novo tempo de diálogo e união, e a criação do Fórum é uma conquista histórica para todos nós”, destacou Mellina.
De acordo com o presidente e secretário de Cultura do município de Pão de Açúcar, Igor Luiz, o Fórum tem caráter consultivo, propositivo e de articulação.
“O fórum nada mais é do que a celebração colaborativa dos todos os secretários e secretárias de cultura dos municípios alagoanos, que tem o propósito de fomentar políticas públicas, de dialogar junto aos governos estadual e federal, e também pedir o apoio dos prefeitos para que a gente possa cada vez mais avançar nas políticas públicas de cultura nos nossos municípios. É uma gestão compartilhada com mais de 30 secretarias, e esperamos que mais secretarias e mais prefeituras do nosso estado participem desse processo”, disse o gestor.
Entre os municípios presentes na votação estavam Campo Alegre, Satuba, Pilar, Cajueiro, Jaramataia, Marechal Deodoro, Chã Preta, Senador Rui Palmeira, Japaratinga, Coqueiro Seco, Dois Riachos, Santana do Mundaú, Penedo, Pão de Açúcar, Rio Largo, Branquinha, União dos Palmares, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Passo de Camaragibe, Paripueira, Piranhas, Capela, Quebrangulo e Maceió.
Segundo a vice-presidenta do Fórum e secretária de Cultura de Penedo, Teresa Machado, a expectativa é que o espaço seja uma ferramenta permanente de fortalecimento da cultura nos municípios, proporcionando capacitação, articulação institucional e avanços na gestão pública cultural em Alagoas.
“A ideia é promover parcerias cada vez mais sólidas para atender as demandas do setor cultural e fortalecer a presença dos municípios alagoanos nas pautas do segmento em todo estado e no Brasil”, falou Teresa.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário