Agosto Dourado: Saúde promove ações em Maceió no mês do aleitamento materno


Atividades buscam promover o aleitamento materno como componente essencial para a saúde de mães e bebês

Um dos benefícios da amamentação é o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.
Para celebrar o Agosto Dourado, mês de incentivo, intensificação, promoção e apoio ao aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Maceió preparou uma programação especial. A campanha de 2023 traz como tema “Facilitando o Aleitamento Materno: Fazendo a diferença para os pais que trabalham”.A abertura da campanha está programada para ocorrer na próxima quinta-feira (3), às 9h, na Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, que conta com o primeiro posto de coleta de leite humano de Maceió. Ao longo do mês, também serão realizadas diversas ações para a comunidade em Unidades de Saúde, capacitação para profissionais que lidam com gestantes e crianças, entrega de materiais educativos, entre outras atividades em parceria com diversas Unidades de Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, o leite materno é um componente essencial para a saúde dos bebês, considerado padrão ouro para alimentação. “No Agosto Dourado fazemos uma abordagem de saúde pública, pautada na promoção de vínculos entre saúde e bem-estar de mulheres e crianças. Então nossa programação vai atingir toda a sociedade para a importância desse ato de amor”, destaca.

Importância do aleitamento materno

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Confira a programação

– 02 a 30 de agosto – Ações de promoção e doação de aleitamento materno nas Unidades de Saúde da capital. Ações realizadas em parceria com Saúde do Homem, Coordenação de Nutrição, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente, Saúde Bucal e equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (e-Multi).

– 03/08 (9h): Abertura da campanha na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– 04/08 (8h às 12h): Feira Agroecológica – Impacto na amamentação (Pátio da SMS);

– 07/08 (8h): Blitz da amamentação na Maternidade Nossa Senhora da Guia;

– 08/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– 09/08 (8h às 13h): Curso de manejo clínico do aleitamento materno (Auditório da SMS – Centro para enfermeiros e pediatras)

– 11/08 (9h às 17h) – Curso teórico prático de segurança alimentar no manuseio do leite humano (Auditório da HUPPA),

– 15/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na USF José Araújo Silva (Jacintinho);

– 23/08 (8h às 13h) – II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (Auditório Cesmac);

– 31/08 – Encerramento do Agosto Dourado no Saúde da Gente;

Fonte: Ascom SMS

Anterior Prefeito JHC participa da abertura dos trabalhos legislativos e reforça relação institucional com o parlamento
Próximo Secretaria de Cultura e Economia Criativa impulsiona desenvolvimento e valoriza diversidade em Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *