O Dia do Pedestre é celebrado em todo o mundo nesta segunda-feira (8). Com o intuito de marcar a passagem da data, agentes de educação e fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), realizaram uma ação de conscientização em faixas de travessia na Avenida Fernandes Lima, no Farol e na Rua Cincinato Pinto, no Centro. O objetivo da atividade foi levar a educação no trânsito para os pedestres e os motoristas da cidade.
Durante a ação, os educadores abordaram pedestres que insistiam em atravessar fora da faixa, que utilizavam objetos de distração como celulares e fones de ouvido no momento da travessia e motoristas que paravam em cima da faixa, para orientá-los sobre as maneiras corretas.
Severino Silva, é padeiro e reside no bairro Canaã, mas precisa acessar a via para se deslocar até ao local da fisioterapia.
“A gente necessita muito dessa ajuda, pois a travessia aqui é muito perigosa e essa ação é muito importante para todo mundo”, relatou.
“Durante a ação, nós observamos que os pedestres não respeitam o uso da faixa e nem o espaço adequado para aguardar a parada dos veículos, assim como os carros que insistem em parar no local errado, em cima da faixa de pedestres. Então fizemos as devidas abordagens e orientamos para que a segurança viária seja mantida”, comentou a assessora de Educação de Trânsito, Inês Pessoa.
Para a Dona Ana Lúcia, ações como essa são importantes, pois os motoristas não respeitam as tentativas de travessia.
“Hoje, com o auxílio dos agentes, foi uma benção para atravessar, mas a gente sofre para passar aqui. Mesmo quando o primeiro carro para, temos que prestar atenção porque o segundo não para, e as motos principalmente”, disse.
Para garantir uma travessia segura, os pedestres precisam estar atentos às sinalizações. Para auxiliar na garantida da segurança no trânsito, a SMTT separou algumas orientações. Acompanhe a seguir:
Sempre utilizar a faixa ou passarela destinada para pedestres
A travessia nas faixas com sinalizações semafóricas localizadas em canteiros, como as presentes nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, deve ser realizada em duas etapas
Não utilizar fones de ouvido ou celular durante a travessia
Jamais atravessar a via entre os veículos, pois estará fora do alcance dos condutores, principalmente dos motociclistas
A SMTT reforça que seguir essas orientações reduz as possibilidades de acidentes, mas é necessário lembrar aos condutores que a preferência na via é sempre para o pedestre, e que são responsáveis pela segurança dos mesmos, que são a parte mais vulnerável no trânsito.
Fonte: Ascom SMTT
Sem Comentário