O Ronda no Bairro chegará, em breve, a um novo território: áreas comerciais do Centro de Maceió. Para conhecer a filosofia e execução do programa, comerciantes e entidades que representam o empresariado da região participam, nesta quinta-feira (21), às 16h, de uma reunião no Palácio República dos Palmares.
Reunir a comunidade do território a ser ocupado é fundamental para o pleno funcionamento do Ronda no Bairro, que tem por eixos de atuação a segurança de proximidade; a abordagem social/comunitária; a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
Na ocasião, a data do lançamento do Ronda no Bairro – Centro será apresentada, bem como os perímetros de atuação e a quantidade de trios de agentes de proximidade. As patrulhas são compostas por militares da reserva e da ativa da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e por egressos das Forças Armadas nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço. E todas as abordagens feitas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Desde que programa foi lançado nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió houve a diminuição da incidência dos chamados crimes de rua nos perímetros. Tendo em vista que o programa rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos.
Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro de Operações da Polícia Militar de Alagoas (Copom), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
Sem Comentário