Em mais uma videoconferência com dirigentes de instituições bancárias foram anunciadas novidades e solicitada respostas do último compromisso
Na última segunda-feira (13), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) e a Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL) se reuniram, por meio de videoconferência, com os representantes das agências bancárias. O objetivo foi debater sobre reclamações dos consumidores referentes às aglomerações, máquinas que não estão sendo higienizadas, a não distribuição de álcool em gel e dificuldades para entrar em contato para tirar dúvidas.
Ontem (16), durante a reunião, foram lançadas novas recomendações. Estiveram presentes na conferência o diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Júnior, a presidente da Associação dos Municípios de Alagoanos, Pauline de Fátima Pereira Albuquerque e um representante dos bancos.
De acordo com as novas recomendações, foi orientado que os municípios utilizem como “monitores de fiscalização” os servidores contratados e que não estão submetidos ao trabalho remoto, os quais poderão, devidamente identificados, colaborar na coordenação e organização de filas externas dos bancos, evitando aglomerações; aconselhar que as guardas municipais estejam à disposição para conter eventuais tumultos em filas formadas nas mediações de bancos; orientar o bloqueio do trânsito em ruas onde houver bancos, nos horários de maior atendimento; avaliar caso a caso a possibilidade de ampliação dos horários para alto atendimento nas agências.
Como também recomendar que, sempre que possível, sejam instalados toldos na parte externa dos bancos, para melhor acomodar os cidadãos e organizar as filas; orientaram também que o pagamento das folhas dos municípios e grandes empresas sejam feitas de forma escalonada, em dias previamente ajustados, para evitar aglomeração.
Os bancos devem continuar implementando campanhas informativas claras e eficientes para evitar o deslocamento desnecessário dos cidadãos às agências bancárias, bem como potencializar o serviço de telemarketing para elidir dúvidas. A estratégia faz parte do que ficou acordado na reunião anterior.
“O Procon Alagoas vem encaminhando as devidas orientações aos principais bancos do estado e dará um tempo razoável para que as instituições bancárias se organizem, mas, se os serviços não forem prestados com segurança, não restará outra alternativa que não seja intensificar as fiscalizações e até mesmo notificar, a fim de que o consumidor não fique tão vulnerável”, explicou Daniel Sampaio.
Segundo os dirigentes, tudo será resolvido com muita cautela, seguindo todas as recomendações passadas pelo Procon Alagoas e OAB-AL.
Fonte: Agencia Alagoas
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