Um requerimento aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas na semana passada pede que o Governo do Estado forneça aos alunos da rede estadual de ensino um auxílio financeiro, como alternativa à merenda escolar durante o período que durar o isolamento social em virtude do combate ao codiv-19 (coronavírus).
A matéria aprovada por unanimidade, durante a sessão virtual da Casa, é de autoria da deputada Jó Pereira (MDB). De acordo com o requerimento, a ajuda seria destina às famílias inseridas no Cadastro Único, atendendo aquelas que recebem o Bolsa Família e os que estão em situação de extrema pobreza. “É de suma importância que sejam evitadas aglomerações de alunos, de forma que seja incentivado a sua permanência em casa para que não sejam vetores do codiv-19 para seus parentes mais idosos”, pediu a deputada.
Jó Pereira informou que essa ação adequa o Estado de Alagoas, as medidas adoradas em outros estados do Brasil, a exemplo do Estado de São Paulo que fora criado o Programa Merenda em Casa. “O exemplo supracitado deve ser analisado pelo Governo de Alagoas, pois atende de forma mais eficaz as necessidades dos estudantes, pois passarão a receber um valor pré-determinado durante o período da quarentena”, destacou.
Por fim, a deputada alertou que apesar de ter sido publicado no Dário Oficial do Estado no dia 26/03/2020, portaria da secretaria de Educação n.º 4341/2020, que dispõe acerca da regulamentação do provimento de merenda durante o período de quarentena, esta apenas abriu a possibilidade do fornecimento da merenda, medida que pode causar aglomerações, desperdício e, ainda, não atender adequadamente as famílias.
Sem Comentário