“Ser dona de casa tem que ser escolha, e não imposição da lei”, diz Cibele Moura


Deputada apresenta projeto para revogar lei de 1943

Em Alagoas, lei de 1943 criou a Escola Doméstica e Profissional com o objetivo de “preparar a mulher para as atividades do lar e de sua formação profissional para a vida urbana”. O curioso é que vigora até hoje, mesmo com a evolução da sociedade e luta pela igualdade de gênero. No entanto, deve estar com os dias contados. Projeto da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), protocolado na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) nesta terça-feira (3), revoga o Decreto Lei 2.826 de 5 de fevereiro de 1943, que criou a escola. A matéria passa a tramitar na Casa e, se aprovada pelo Plenário, derruba o texto em vigor há 77 anos.
“Infelizmente é uma lei de 1943 que ainda faz parte do nosso ordenamento jurídico. E nada contra a mulher querer ser dona do lar. Muito pelo contrário, a mulher tem que ter direito de escolha e não a legislação fazer isso por ela. Mulher tem que ser o que quiser. Não acho nenhum demérito a mulher ser do lar, muito pelo contrário. Mas isso tem que ser uma escolha. Por que essa lei não diz que qualquer alagoano pode aprender a cuidar do lar, só a mulher?”, questiona Cibele.
Ela diz ainda que enquanto mulher e parlamentar mais jovem do País não poderia, ao saber da existência da lei, não revogá-la. “Essa é uma legislação simbólica, ou seja, simboliza onde a sociedade espera que a mulher tem que estar o tempo inteiro e esse simbolismo tem que acabar. O mundo mudou. Essa lei que não faz mais sentido nos dias atuais. A mulher pode escolher o que quiser ser, e não se pode interferir na sua escolha pessoal. A mulher pode ser política, policial, professora e até doméstica, se quiser. Agora, quem vai dizer o que quer ser é ela”, afirma Cibele Moura.

Anterior Neudson se une a Kaíka por uma Porto Calvo melhor
Próximo Quais os critérios na fiscalização nas estradas em Alagoas?

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *