A cidade atingiu 98,5% de abrangência no serviço em seus aproximadamente 363 mil domicílios
Segundo dados da PNAD 2024 divulgados pelo IBGE na última semana, Maceió atingiu impressionantes 98,5% de cobertura na coleta de lixo em seus aproximadamente 363 mil domicílios. Desse total, 92,1% contam com coleta diretamente na porta da residência, o que reforça a eficácia do serviço realizado pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) para a maior parte da população da capital alagoana.
Esse desempenho coloca Maceió muito acima da média nacional de 86,9% e, ainda mais expressivamente, acima da média na região Nordeste, que é de 78,4%. O modelo de coleta domiciliar, com serviço porta a porta em mais de nove em cada dez casas, contribui diretamente para a redução de descarte irregular e manutenção de um ambiente urbano mais limpo e organizado.
As equipes de educação ambiental do órgão atuam diariamente em bairros, mapeados anteriormente, que possuem altos índices de descarte irregular. Lá, orientam moradores e comerciantes para que entendam o funcionamento da coleta domiciliar e disponibilizem seus resíduos apenas nos dias e horários que o serviço atende a região, evitando o acúmulo nas ruas e a possibilidade de se tornarem um ponto de lixo.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ressalta que estes resultados também refletem um compromisso da Prefeitura de Maceió com a qualidade de vida da população.
“Nosso trabalho é voltado para o bem-estar do maceioense. Uma limpeza urbana eficiente está diretamente ligada a isso. Temos ações diárias que contribuem para que o cidadão entenda que fazer sua parte é necessário para atingirmos números como estes”, disse.
Fonte: Ascom Alurb
Sem Comentário