Olhar da Gente: programa realizou 358 cirurgias de catarata


Iniciativa garante acesso digno e rápido a procedimentos de catarata para maceioenses

O último fim de semana foi marcado por mais uma rodada do projeto Olhar da Gente, da Prefeitura de Maceió, que realiza cirurgias de catarata gratuitas no Hospital da Cidade. A iniciativa tem levado mais esperança aos maceioenses que podem voltar a enxergar o mundo com mais nitidez. Desde a sua implantação, em maio de 2025, foram realizadas 358 cirurgias.

A iniciativa inovadora integra o programa Saúde da Gente e tem o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas na capital alagoana, garantindo um atendimento digno, rápido e acessível à toda a população, sobretudo aos mais vulneráveis. A meta da gestão municipal é realizar 200 cirurgias por mês e, em breve, ampliar o atendimento para outros tipos de procedimentos oftalmológicos de baixa e média complexidade.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, o Olhar da Gente é um programa transformador. “A triagem é feita nas clínicas itinerantes do Saúde da Gente e as pessoas encaminhadas para o Hospital da Cidade. O acesso também pode ser feito diretamente no PAM Salgadinho, ponto fixo de referência para triagens e encaminhamentos. Estamos sempre trabalhando para garantir mais acesso aos maceioenses”, destaca.

Após a triagem e o encaminhamento para o Hospital da Cidade, os usuários passam a contar com uma estrutura moderna, com profissionais capacidades e todo o cuidado necessário, desde exames pré-operatórios, passando pela cirurgia, até o pós-operatório, com entrega de óculos escuros e medicamentos.

Nova fase do programa

O Olhar da Gente também está levando esperança para outros municípios de Alagoas. A segunda fase do programa vai realizar 10 mil cirurgias de catarata entre julho deste ano até março de 2026, beneficiando pacientes da capital e de outros 20 municípios.

A segunda fase do programa é viabilizada por uma articulação da senadora Eudócia Caldas, no valor de R$ 9,8 milhões, com execução direta da Prefeitura de Maceió e o apoio do SUS e do Ministério da Saúde.

Os exames e agendamentos serão realizados em triagens organizadas por cada município e o paciente será direcionado para o Hospital da Cidade, onde realizará a cirurgia, aos sábados e domingos. A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.

São esses os municípios contemplados, além de Maceió: Boca da Mata; Colônia Leopoldina; Coruripe; Ibateguara; Mar Vermelho; Maragogi; São Miguel dos Milagres; Maribondo; Messias; União dos Palmares; Penedo; Porto de Pedras; São Miguel dos Campos; Rio Largo; São José da Laje; Campo Alegre; São Brás; Teotônio Vilela; Anadia e Flexeiras.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Flávia Cavalcante abraça a causa contra a violência nas mulheres
Próximo Agentes do DMTT recolhem materiais utilizados para guardar vagas de estacionamento

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *