O ato histórico em defesa da Democracia aconteceu nesta sexta-feira (01) no auditório do IFAL. A celebração foi considerada a mais representativa e maior celebração já feita fora do Congresso Nacional até o momento.
Na ocasião foi entregue a Comenda de Ordem do Mérito Constituinte de 1988. O encontro foi Idealizado pelo vice-governador e presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, e pelo ex-deputado federal do Cidadania, Regis Cavalcanti.
“Alagoas teve papel importante durante a redemocratização, com nomes relevantes na política e movimentos sociais ativos. O evento reafirmou o protagonismo do Estado na luta por justiça, igualdade e liberdade, reforçando a importância da memória como ferramenta de resistência”, afirmou Adeilson Bezerra.
Uma comissão plural formada por 11 partidos políticos, movimentos sociais e universidades foi responsável pela organização do evento, com a missão de transformar a data em um marco político e cívico para o estado. Entre eles, o Solidariedade.
Segundo a secretária estadual da Mulher do Solidariedade, Danúbia Barbosa, o evento foi um momento histórico e simbólico, que reuniu representantes de partidos políticos em um gesto de unidade em defesa da democracia. “A iniciativa ganha mais relevância diante dos desafios democráticos atuais, reafirmando os compromissos conquistados desde o fim da ditadura militar, em 1985”, lembra.
A solenidade reuniu representantes dos partidos PCdoB, PCB, Cidadania, PSB, MDB, PT, PV, PDT, Solidariedade, PSOL e PSD). Além de entidades como o Comitê da Memória, Verdade e Justiça, o Movimento das Vítimas da Braskem, a UNE, a UNEGRO, o Cinearte Pajuçara, a CTBAL, a Fundação Leonel Brizola (Alagoas) e universidades como UFAL, UNCISAL e CESMAC.
YouTube Visão de Alagoas
Sem Comentário