Iniciativa da Ong Nosso Mangue visa coibir o descarte irregular no bioma e tem o apoio da Prefeitura de Maceió
O final de semana foi reservado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para a participação no Recomangue, atividade da Ong Nosso Mangue, que tem como objetivo coibir o descarte irregular na lagoa Mundaú e no bioma da região.
A Alurb esteve presente com as equipes de educação ambiental e jovens aprendizes, apoiando a pesagem e organização do evento, que faz alusão ao Dia da Conservação Internacional dos Manguezais.
Na ação, pescadores e marisqueiras que residem no Vergel do Lago participaram de uma atividade lúdica para verificar quem arrecadaria mais resíduos descartados de forma irregular dentro do mangue e boiando na lagoa. Ao final, mais de 1,7 toneladas de lixo foram coletadas e os integrantes receberam cestas básicas.
O engenheiro ambiental e sanitarista da Alurb, Bruno Prado, acompanhou a ação. Ele destacou a importância da atividade. “A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Maceió, a Alurb e o projeto Nosso Mangue, se destacou pela integração dos moradores do bairro, mostrando a eles o potencial da união entre sociedade e poder público. A participação da educação ambiental da Alurb também fortalece essa parceria com orientações de como todos podem contribuir com o meio ambiente”, afirmou.
A fundadora do Projeto Nosso Mangue, que trabalha com a recuperação e preservação dos manguezais, Mayris Nascimento, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Maceió e a importância de atividades como essa.
“A ação é uma celebração dessa data importante e por isso quisemos trabalhar com os moradores da região, pois não tem como gerar o pertencimento se não trabalhar com a inclusão. E, isso vem através desse processo dessa, em ações como esta sendo realizada no Vergel através da população. Deixo também um agradecimento para a Alurb por estar aqui apoiando a nossa ação junto com sua equipe”, disse.
O Recomangue contou também com a participação dos Ecoboats, responsáveis pela coleta de materiais flutuantes na Lagoa Mundaú.
Fonte: Ascom Alurb
Sem Comentário