Coruripe recebe equipe itinerante do Hemoal para coleta de sangue nesta quinta-feira


Ação ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Tércio Wanderley

O município de Coruripe recebe, nesta quinta-feira (26), equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação, que visa estimular o voluntariado e estabilizar o estoque sanguíneo do órgão, vai ocorrer das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada no bairro Tércio Wanderley.

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir alguns critérios técnicos. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto.

 

No caso da pessoa que tenha sido diagnosticada com hepatite (após os 11 anos de idade), doença de chagas, Aids e sífilis, a doação de sangue é vetada permanentemente. “Com relação às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando”, explica a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.

 

Para se submeter à coleta de sangue, o doador voluntário de sangue deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos. Também não deve ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24h, e deve ter dormido ao menos seis horas na noite anterior.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Saúde prorroga até sexta (27) inscrições de profissionais para PET-Saúde/Informação e Saúde Digital
Esta é a notícia mais recente.

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *