Programa é destaque na prevenção à violência e fortalecimento da segurança pública em áreas turísticas da capital
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta sexta-feira (23), uma reunião estratégica com representantes do trade turístico de Alagoas para apresentar as ações do programa Ronda no Bairro, voltadas ao fortalecimento da segurança pública nas principais áreas turísticas e comerciais de Maceió.
O encontro, realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, contou com a participação de entidades representativas como ABRASEL, ABIH, ABAV, SINDHAL, ABRAJET e Maceió Convention & Visitors Bureau, reforçando o compromisso da secretaria em articular soluções conjuntas com o setor turístico para garantir ambientes mais seguros e acolhedores.
Presente em quatro importantes territórios da capital — Orla Marítima, Centro, Benedito Bentes e Jacintinho —, o Ronda no Bairro é reconhecido como um dos programas mais bem avaliados do Governo de Alagoas. Sua atuação se baseia na segurança de proximidade, abordagens sociais e comunitárias, atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade social e revitalização de espaços públicos.
Durante o encontro, a equipe técnica da Seprev detalhou os resultados e estratégias do programa, com destaque para a redução de crimes violentos contra o patrimônio, ações semanais de busca ativa por dependentes químicos em parceria com a Rede Acolhe, e projetos sociais como o Ronda Mirim e o Ronda Cultural.
O superintendente do programa, tenente-coronel Fábio Melo, destacou ainda a implantação de agentes bilíngues nas áreas de maior fluxo turístico, com o objetivo de oferecer orientações de segurança e informações úteis aos visitantes da capital.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, que participou da reunião, destacou o papel institucional da Seprev na construção de uma cultura de paz e no fortalecimento da relação entre segurança pública e desenvolvimento econômico.
“Esse encontro foi fundamental para reforçarmos nosso compromisso com um ambiente turístico seguro. A Seprev atua de forma integrada para atender às necessidades específicas do setor e da população”, pontuou.
Os representantes do trade turístico avaliaram positivamente a atuação da secretaria e do Ronda no Bairro, reconhecendo a importância da segurança para a consolidação de Alagoas como destino turístico seguro.
Representantes do trade turístico avaliaram positivamente o trabalho do Ronda no Bairro, reforçando a necessidade de aproximação com o setor. “Para nós do turismo, a relação próxima com os entes da segurança pública é muito positiva, pois não é possível fazer turismo sem segurança. Hoje podemos dizer que Alagoas é um destino seguro, e o Ronda no Bairro tem uma contribuição significativa nesse resultado, fazendo a diferença para gestores, empresários e para os turistas que visitam nosso estado”, afirmou a superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Danielle Novis.
Novis pontuou ainda o impacto de um cenário turístico positivo para o desenvolvimento econômico de Alagoas, observando que o turismo é um dos maiores empregadores do estado. “Não somos apenas uma vocação em função das belezas e dos atrativos naturais, somos uma grande oportunidade econômica para Alagoas. Por isso só temos a agradecer ao Estado por este suporte tão valioso na segurança”, completou.
O deputado federal Rafael Brito, ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também frisou o potencial do segmento turístico para Alagoas. “O turismo tem uma característica que outros setores da economia não têm tanto, que é o potencial de contratar muita gente, gerando emprego, renda e formação profissional para milhares de pessoas. Esse segmento é muito importante para a sociedade, e quanto mais forte for o nosso setor, melhor será para o nosso estado”, reforçou o parlamentar.
Também participaram da reunião a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga; o secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Coronel Elvandro Omena; o secretário executivo de Gestão Interna, Fernando Holanda; superintendentes e equipes técnicas da Seprev; e gestores municipais de Maceió e Marechal Deodoro.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário