Alagoas firma contrato com empresa responsável por elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


Assinatura simbólica ocorreu na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, com representantes da Caisan/AL

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Caisan/AL) assinou nesta terça-feira (8), de forma simbólica, o termo de contratação da empresa Fundação Sistêmica, de João Pessoa (PB), especializada para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A solenidade de assinatura, na presença de representantes dos órgãos que compõem a câmara, ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e foi conduzida pela presidente da Caisan/AL, secretária Kátia Born.

 

O contrato com a Fundação Sistêmica foi assinado na última quarta-feira (2/4), com base no mapeamento territorial e de acordo com o diagnóstico situacional de cada município do Estado de Alagoas.

 

“O Governo Paulo Dantas irá construir o primeiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas. Essa iniciativa vai mudar a história do nosso estado e contribuir no combate à fome. O documento, que será criado com a colaboração de todos os componentes da Caisan/AL, servirá de base e irá nortear os 102 municípios na elaboração dos planos municipais.” ressalta Kátia.

A consultoria, com duração de seis meses, será dividida em três etapas. Primeiro será realizado o diagnóstico de segurança alimentar e nutricional do estado, contendo a história e a Estrutura Político Institucional Governamental, com os equipamentos e programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a estrutura sócio organizativa da sociedade civil e os desafios a serem enfrentados. A segunda etapa terá como foco a criação de documento técnico contendo a sistematização das ações de SAN advindas dos Instrumentos de Planejamento Orçamentários (PPA e LOA), da Conferência Estadual de SAN e de contribuições adicionais da Câmara. Por fim, a terceira etapa consiste na entrega do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional com vigência: 2024-2027.

 

 

Estiveram presentes no ato da assinatura representantes da Seades, Fundação Sistêmica, Gabinete Civil, Seplag, Semudh, Seagri, Seduc, Semarh, Emater, e do programa Alagoas Sem Fome.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secretário reúne gestores das unidades assistenciais e destaca alto índice de aprovação da Saúde pelos alagoanos
Próximo Literatura e inclusão: Imprensa Oficial Graciliano Ramos amplia vozes de escritores autistas em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *