Seprev alerta para os riscos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas durante o carnaval


Especialista também dá dicas de como curtir as festas com segurança

O carnaval 2025 está chegando, as prévias estão acontecendo e muita gente já engajou nos preparativos para a folia. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) faz um alerta sobre os riscos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas durante o período de carnaval e reforça a importância da moderação durante as festividades.

 

O psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, ressalta que o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar consideravelmente durante as festas de carnaval. Por ser uma droga lícita, socialmente aceita e de fácil acesso, o álcool está sempre presente na programação, mas é preciso ter em mente que exagerar na dose pode comprometer os dias de folia e trazer consequências graves para quem ultrapassa o limite.

 

“Com o calor intenso, naturalmente sentimos maior necessidade de hidratação, e é nesse momento que muita gente acaba abusando na ingestão de bebidas alcoólicas, como cerveja, caipirinha e outros drinks destilados, que na verdade só aumentam a perda de líquido do organismo. Precisamos nos hidratar, sim, mas com a bebida correta, que é preferencialmente a água. Assim, evitamos os quadros de embriaguez e suas consequências”, alerta o especialista.

Sobre os riscos para a saúde de quem bebe além da conta, Junior Amaranto adverte que nenhum excesso é seguro. “Os danos físicos podem incluir o aparecimento de úlceras, pancreatite, gastrite, cirrose, entre outras doenças do trato digestivo. Já as complicações psíquicas estão, na maioria das vezes, relacionadas a transtornos de humor, como a depressão. Além disso, o uso intenso e recorrente de bebida alcoólica potencializa as chances de o usuário desenvolver dependência química”, afirma Amaranto.

 

A ingestão de energéticos, um dos itens mais procurados por quem vai encarar as horas de curtição, também não está isento de riscos. A interação com este estimulante não é aconselhada e pode causar desde uma intoxicação até acidentes cardiovasculares.

 

 

Por fim, Junior Amaranto destaca a importância de curtir o carnaval com responsabilidade, priorizando a segurança e a moderação. “É possível curtir as festividades com segurança. Vale lembrar de dicas importantes como se alimentar bem antes das festas, evitar os excessos, passar a chave se for beber e dar preferência a bebidas não alcoólicas, que hidratam de verdade e não colocam a vida em risco”, pontuou o psicólogo.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secretaria da Cidadania orienta municípios sobre atendimento a grupos vulneráveis em desastres
Próximo Carna Cria leva conscientização sobre cuidados com crianças no Carnaval

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *