Junta Comercial e Sebrae fortalecem a desburocratização dos negócios em Alagoas


Parceria propõe fomentar o empreendedorismo, padronizar sistemas e simplificar o licenciamento de empresas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) restabeleceram nesta sexta-feira (21), parceria para manter o desenvolvimento do ambiente de negócios por meio da integração entre sistemas e da simplificação dos processos de licenciamento empresarial no estado.

 

Durante a reunião, realizada na sede da Juceal, foi destacada a necessidade da ampliação da lei da liberdade econômica nos municípios e nas entidades de licenciamento empresarial mediante a colaboração entre a Junta e o Sebrae/AL. A iniciativa visa aprimorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo em Alagoas.

 

Com a parceria estabelecida, o ato de registrar e legalizar empresas deve se tornar ainda mais rápido a partir da simplificação de andamentos projetada entre as entidades. Isso se dará com a regulamentação das atividades de baixo risco e o fortalecimento do uso do Portal Facilita Alagoas mediante capacitações promovidas pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

 

A Juceal e o Sebrae/AL foram as entidades responsáveis por iniciar a implantação da Redesim em Alagoas, o que foi iniciado em parceria desde 2011. Com o trabalho em conjunto, foi possível finalizar a implantação dos 102 municípios alagoanos no Portal Facilita Alagoas.

 

Também ficou definido entre os órgãos, um convênio com a intenção de solucionar, de forma conjunta, eventuais problemas no ambiente para licenciamento empresarial. A criação de eventos para os clientes também foi discutida.

“Queremos fazer a comunicação entre os nossos clientes através de workshops para melhorar o tempo de abertura de empresas e implantar a evolução da Redesim”, disse o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins.

 

Ao longo do encontro, o diretor-técnico do Sebrae/AL, Keylle Lima, enfatizou a necessidade de ampliar os serviços oferecidos. “A intenção é estreitar o relacionamento entre o Sebrae e a Juceal para estruturar os trabalhos que podemos desenvolver juntos e aplicar plenamente a lei da liberdade econômica. Isso permite ainda mais agilidade no processo de abertura de empresas”, reforçou.

 

 

Também estiveram presentes no encontro, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), Iria Rocha, e a analista do Sebrae/AL, Camila Nascimento.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secretária da Mulher e ministra Cida Gonçalves participam de encontro com gestoras municipais de Alagoas
Próximo Instituto de Tecnologia da Informática de Alagoas vence eleição para diretoria de entidade nacional

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *