Parceria propõe fomentar o empreendedorismo, padronizar sistemas e simplificar o licenciamento de empresas
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) restabeleceram nesta sexta-feira (21), parceria para manter o desenvolvimento do ambiente de negócios por meio da integração entre sistemas e da simplificação dos processos de licenciamento empresarial no estado.
Durante a reunião, realizada na sede da Juceal, foi destacada a necessidade da ampliação da lei da liberdade econômica nos municípios e nas entidades de licenciamento empresarial mediante a colaboração entre a Junta e o Sebrae/AL. A iniciativa visa aprimorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo em Alagoas.
Com a parceria estabelecida, o ato de registrar e legalizar empresas deve se tornar ainda mais rápido a partir da simplificação de andamentos projetada entre as entidades. Isso se dará com a regulamentação das atividades de baixo risco e o fortalecimento do uso do Portal Facilita Alagoas mediante capacitações promovidas pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
A Juceal e o Sebrae/AL foram as entidades responsáveis por iniciar a implantação da Redesim em Alagoas, o que foi iniciado em parceria desde 2011. Com o trabalho em conjunto, foi possível finalizar a implantação dos 102 municípios alagoanos no Portal Facilita Alagoas.
Também ficou definido entre os órgãos, um convênio com a intenção de solucionar, de forma conjunta, eventuais problemas no ambiente para licenciamento empresarial. A criação de eventos para os clientes também foi discutida.
“Queremos fazer a comunicação entre os nossos clientes através de workshops para melhorar o tempo de abertura de empresas e implantar a evolução da Redesim”, disse o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins.
Ao longo do encontro, o diretor-técnico do Sebrae/AL, Keylle Lima, enfatizou a necessidade de ampliar os serviços oferecidos. “A intenção é estreitar o relacionamento entre o Sebrae e a Juceal para estruturar os trabalhos que podemos desenvolver juntos e aplicar plenamente a lei da liberdade econômica. Isso permite ainda mais agilidade no processo de abertura de empresas”, reforçou.
Também estiveram presentes no encontro, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), Iria Rocha, e a analista do Sebrae/AL, Camila Nascimento.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário