Secretaria de Estado da Saúde promove I Fórum de Atenção Primária de Alagoas


A iniciativa ocorreu nesta terça (22), em Maceió, e reuniu representantes dos municípios e do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (22), o I Fórum da Atenção Primária de Alagoas. O evento foi realizado no Campus IV do Centro Universitário Cesmac, no bairro do Farol, em Maceió, sendo voltado para profissionais e gestores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos 102 municípios alagoanos.

 

A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde. Ela também foca na prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

 

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Atenção Primária é gerenciada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), sendo responsável por solucionar mais de 80% dos problemas de saúde, atuando na prevenção e promoção da saúde.

Segundo a supervisora estadual de Cooperação Técnica da Atenção Primária, enfermeira Núbia Lins, o I Fórum da Atenção Primária de Alagoas teve como objetivo debater experiências, desafios e a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária em Saúde.“Foram apresentadas experiências exitosas em cidades como Maceió e Murici, além de discussões sobre processos de trabalho das equipes multiprofissionais, denominadas eMulti, na Estratégia Saúde da Família”, explicou.

 

Presente ao evento, a apoiadora institucional do Ministério da Saúde em Alagoas, Vanessa Costa, destacou a integração das diferentes esferas da administração pública para a evolução da assistência em saúde. “O trabalho em conjunto com equipes multiprofissionais e diferentes níveis da administração pública é essencial para a evolução dos serviços prestados na Atenção Primária, que é responsável pela maior parte das demandas da saúde”, ressaltou.

Já a responsável técnica pelas equipes eMulti da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Kelly Luz, ressaltou a importância de momentos como o Fórum de Atenção Primária. Isso porque, segundo ela, eventos desta natureza contribuem para o crescimento técnico das equipes e dos gestores que atuam na Atenção Primária.

 

“Os fluxos de trabalho e técnicas de atuação estão em constante evolução e os profissionais precisam acompanhá-los. Para isso, é necessário adquirir novos conhecimentos, sempre com foco no bem estar da população, que é a beneficiária dos serviços da Atenção Primária”, reforçou Kelly Luz.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Setur anuncia que Alagoas sediará primeiro evento da Unav fora de São Paulo, em 2025
Próximo Corpo de Bombeiros salva quatro turistas argentinos de afogamento na praia do Francês

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *