Iniciativa tem como objetivo fazer com que as cidades incentivem os artesãos e o artesanato local
A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) apresentou, nesta segunda-feira (11), no Centro de Convenções de Maceió, o “Selo Município Amigo do Artesão Alagoano”. O selo é uma iniciativa do programa Alagoas Feita à Mão e tem, entre seus objetivos, fazer com que as cidades alagoanas fomentem e incentivem artesãos e o artesanato local. A apresentação foi realizada para dezenas de secretários municipais.
O ‘Selo Municipal Amigo do Artesão Alagoano’ vai funcionar como uma espécie de concurso. Para participar, os municípios vão precisar assinar um termo técnico de cooperação.
Conforme a Serfi, o regulamento que cria as diretrizes do selo será divulgado nos próximos dias. Ainda segundo a pasta, cada ação de incentivo ao artesanato valerá pontos, ao longo do ano, para os municípios; todos, com a pontuação mínima, serão agraciados com o selo; já os três primeiros melhores colocados levam para casa uma premiação (ainda a ser definida) mais o selo, em um evento que será realizado no fim de 2024.
“A criação do Selo Município Amigo do Artesão Alagoano é uma forma de fazer com que os municípios e as secretarias que lidam com artesanato possam incentivar seus artesãos. É uma espécie de reconhecimento e valorização dos municípios que, por exemplo, apoiem-nos para que possam ir à feira fora da cidade e do estado; que os ajudem com transporte para isso etc”, declarou a secretária Executiva de Novos Negócios da Serfi, Emanuela Melo, que esteve reunida com os gestores municipais para apresentação do selo.
Emanuele Melo acrescenta, ainda, que os secretários municipais que não participaram do evento de apresentação do “Selo Município Amigo do Artesão Alagoano” podem procurar a Gerência de Design e Artesanato da Serfi, para obter mais informações, por meio do contato do WhatsApp: 82-98705-7998.
Sobre o programa “Alagoas Feita à Mão”
O programa “Alagoas Feita à Mão” é uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer o artesanato alagoano como um importante segmento da economia local. O programa oferece aos artesãos qualificação profissional, acesso a crédito e novos mercados consumidores.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário