Mais de 200 representantes das Secretarias de Fazenda de todo país estiveram conectados no encontro virtual
A superintendente especial da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), Alexandra Vieira, mediou o Workshop de Auditoria Contábil para representantes dos fiscos de todo Brasil. O encontro aconteceu na última quinta-feira (28), de forma virtual, e reuniu mais de 200 representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal.
Alexandra Vieira é representante de Alagoas e líder do comitê de Auditoria Fisco-Contábil que funciona como um grupo de trabalho (GT) em âmbito nacional, dentro do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). Junto a superintende também estão na liderança do GT, Layse Tavares, do Espírito Santo, e Simone Ferreira, do estado de Minas Gerais.
A temática abordada foi a aplicação da Auditoria Contábil na Fiscalização do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), segundo o Case do Mato Grosso. Esse foi o segundo workshop do GT. O primeiro encontro apresentou o case de Goiás e foi realizado no mês de junho com a participação de 190 fiscais provenientes de 24 estados da federação.
“Nesse workshop nós percebemos uma adesão muito boa e bem maior que no primeiro encontro. Dessa vez, foi feito uma apresentação sobre o case do Mato Grosso sobre a fiscalização do ITCD que é um tributo que normalmente não é trabalhado nos estados de forma intensiva. Foi muito interessante ver que os estados estão interessados em aplicar a auditoria fisco-contábil para o ITCD”, destacou a superintendente.
Segundo Alexandra Vieira, ainda neste ano, outra edição do webinar sobre Auditoria Fisco-Contábil será realizada e espera-se que a adesão dos estados da federação seja ainda maior.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário