Educação promove 1ª etapa do Concurso de Merendeiras de Maceió

Servidoras da rede municipal de ensino podem participar da formação teórica sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai promover a 1ª etapa do Concurso de Merendeiras, na próxima segunda-feira (5), das 8h às 12, no auditório da Uninassau, no Farol. A iniciativa é dirigida às 617 merendeiras da rede pública de ensino de Maceió.

A ação consiste na capacitação teórica sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e aos temas referentes à agricultura familiar.

Segundo a nutricionista da Semed, Ana Beatriz Almeida, não é necessária a entrega de documentos para participar da capacitação, só basta comparecer ao local. A convocação acontece por meio dos supervisores das escolas, que informam às servidoras, via WhatsApp ou e-mails institucionais.

Além da capacitação teórica, também haverá a realização de atividades práticas. As merendeiras interessadas em se inscrever no concurso devem, obrigatoriamente, participar de alguma das etapas. A previsão é de que a abertura das inscrições aconteça em julho.

“Essa ação é de importância enorme, porque não é só um concurso, é também um espaço e uma oportunidade de aprendizado, de valorização dessas profissionais. Existe também a parte de formação, então é um momento de aprendizado, troca de ideias, adquirir conhecimentos. Isso abre portas maiores. A gente já teve casos de merendeiros que, após o concurso, se interessaram pela área e hoje estão se formando em gastronomia”, informou a nutricionista.

A ação será realizada pela formadora Ana Carla, do Sebrae. Além das merendeiras, também foram convidados o Conselho de Alimentação Escolar do Município, agricultores familiares e o setor de Nutrição da Semed. A formação prática vai acontecer no dia 27 de junho, à tarde, na creche Luiz Calheiros, no Ouro Preto, e no dia 28, pela manhã, na Escola Lenilton Alves, no Jacintinho.

Nas últimas edições, Maceió ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed.

 

Ascom Semed

Anterior Programa impulsiona desenvolvimento econômico das mulheres
Próximo Procon Alagoas divulga pesquisa de preços com proximidade do Dia dos Namorados

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *