Loja da Economia Solidária recebe turistas que estão à passeio em Maceió Artesanato local é valorizado com novo ponto instalado pela Prefeitura de Maceió


Espaço está instalado num ambiente voltado para atração do turismo local. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Inaugurado em dezembro pela Prefeitura de Maceió, o novo ponto de comercialização dos empreendimentos solidários no Jaraguá tem valorizado o artesanato local. A loja da Economia Solidária no Mercado das Artes 31 está recebendo os turistas que chegam à capital alagoana.

O espaço segue a mesma dinâmica de comercialização de outros pontos instalados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) nos shoppings do Benedito Bentes e da Mangabeiras. O diferencial, explica a coordenadora de Economia Solidária, Salomé Holanda, é que a loja está instalada num ambiente voltado para atração do turismo local.

“O Mercado das Artes é voltado para atender todos os grupos, mas principalmente os turistas. Por isso, a loja tem um diferencial de peças artesanais voltadas para quem está de passagem e deseja levar um souvenir da nossa cidade. Mas os maceioenses também devem conhecer o espaço, valorizar e prestigiar nossos artesãos. É um ambiente agradável e muito bonito”, explica Salomé.

O paulistano Mário Bove veio à passeio com a esposa e revela que é a primeira vez que visita Maceió. Ele ficou encantado com as peças disponíveis na loja e acredita que o papel do poder público municipal no incentivo à arte e cultura é primordial. “Isso é muito interessante porque é preciso ajudar os artesãos locais. Hoje vem tudo de fora do país, mas precisamos valorizar o que é nosso. Estão de parabéns!”, afirma.

O apoio da Prefeitura se torna um dos principais pontos para a valorização do artesanato maceioense, além de incentivar a geração de renda. Andrea Karina é artesã e se sente contemplada com a instalação do novo ponto no bairro histórico de Jaraguá.

“Agora estão sendo abertos novos pontos de comercialização. É maravilhoso esses espaços estarem acontecendo e não ficar limitado ao que já existia. Tudo o que se coloca a mais no sentido de arte, cultura e artesanato faz com que todos cresçam juntos. Nós [artesãos] sempre queríamos um espaço como esse e agora temos oportunidade para trabalhar e divulgar o nosso artesanato”, ressalta a artesã.

A loja da Economia Solidária funciona de domingo a domingo, das 10h às 22h. No local, é possível encontrar o trabalho de 16 empreendimentos solidários do segmento de artesanato cadastrados na Semtabes, que comercializam no espaço pelo sistema de rodízio entre os grupos.

Fonte: Ascom Semtabes

Anterior Operação Verão Massayó: Prefeitura inicia atividades sustentáveis na orla da capital
Próximo Prefeitura de Maceió leva iluminação em LED ao Conjunto Medeiros Neto Lâmpadas do corredor de transportes foram substituídas por tecnologia mais sustentável

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *