O momento começou com uma acolhida e palestras acerca das atribuições da Coordenadoria Geral de Educação Especial e dos profissionais nas unidades educacionais. A princípio, a capacitação é voltada para os profissionais que atuam nas 78 salas de recursos de unidades da rede de ensino municipal, prestando atendimento aos 3.511 estudantes da Educação Especial.
A formação acontece de forma contínua, durante todo o ano, através de encontros mensais que trabalham temáticas acerca da Educação Especial, além de capacitações que são realizadas com os profissionais, a partir de atividades desenvolvidas dentro das escolas e creches da rede municipal.
Entre aqueles que participam da formação estão os professores das salas de recursos presentes nas unidades de ensino, intérpretes de libras e profissionais que atuam no apoio escolar, auxiliando os estudantes que possuem necessidades especiais na rotina escolar.
A formação é realizada em encontros que acontecem duas vezes na semana, com duração de 50 minutos, no período do contra turno. São trabalhados temas como habilidades motora e de concentração, além de estímulos à comunicação utilizando os preceitos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A coordenadora geral de Educação Especial da Semed, Cláudia Valéria, revelou que é fundamental promover iniciativas que tragam os estudantes com necessidades especiais às políticas públicas de inclusão.
“Hoje o estudante com deficiência não é mais escondido em casa e é enxergado como uma pessoa com direitos e deveres que devem ser respeitados. O Município vem buscando dar luz à importância deste movimento ao fornecer ao aluno um atendimento personalizado e específico dentro das unidades educacionais através da sala de recursos, acompanhamento de profissionais de apoio e transporte acessível á todos”, explicou a coordenadora.
Entre os novos profissionais contratados pelo PSS, o sentimento é de ansiedade para dar início às atividades. O pedagogo, Alan Kellyson, é um dos contratados para trabalhar com os estudantes na sala de recursos. Ele destacou a expectativa para iniciar o trabalho.
“Quando o edital do PSS foi lançado foi motivo de muita alegria e agregou ainda mais na minha trajetória dentro da Educação Especial, assumindo agora o cargo de professor da Sala de Recursos. Estou com uma alta expectativa para colocar em prática tudo que estudei ao longo desses anos e incluir de fato o aluno na sala de aula, para que ele aprenda de fato e de direito, como tem que ser”, afirmou Alan.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário