A palestra que deu início à programação oficial foi ministrada pelo pesquisador e teólogo, Gandhy Piorsky, com o tema “A criança, a vida sensorial e a educação”. A iniciativa focou em explicar sobre a percepção da criança de si e do próprio corpo no começo da vida e como ela sente o mundo.
“Quando a gente vai buscar as coisas da infância, especialmente da primeira infância, não é uma coisa simples. Existe resistência, incompreensão, um pensamento simplório acerca das crianças, pensam que é só brincar e nossa sociedade ainda tem chão para compreender o ser humano no início da sua vida. Então, quando vemos um encontro dessa natureza é muito importante”, explicou o palestrante.
A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Educação de Maceió, José Neto Barros, da secretária-adjunta, professora Emília Caldas, do secretário de Governança, Rogério Lima, da diretora de gestão educacional, Tânia Almeida, e do presidente da FMAC, João Hugo Lira. Além das representantes do Conselho Tutelar, Zirleide Marta e da Rede Estadual da Primeira Infância, Elisangela Mercado, e da coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Gomes.
“É uma satisfação imensa fazer parte dessa história chamada Educar é massa. Agradeço a todos que fazem parte dos centros de municipais de educação infantil, aqui vocês são a prova da importância da edição infantil”, pontuou o secretário de Educação de Maceió, José Neto Barros.
A programação segue durante todo o dia com apresentações culturais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), como as Bonecas de Riacho Doce e Bumba meu Boi. Além de oficinas temáticas e apresentação de artigos científicos voltadas para o corpo docente escolar.
A coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Gomes, explicou que o evento vai mostrar as práticas desenvolvidas nas escolas da rede.
“Estamos hoje iniciando o primeiro dia do Educar é Massa, a educação infantil representada pela 2ª Mostra das Culturas Infantis. Nosso evento tem como objetivo evidenciar as experiências vivenciadas pelas crianças dentro do ambiente escolar. As professoras e coordenadoras estão com estandes com produtos que elas constroem em sala de aula”, finalizou.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário