1ª audiência pública virtual apresenta estudos para a duplicação da rodovia AL-220


Essa foi a primeira desse tipo a ser realizada em Alagoas e a segunda do Brasil

A primeira audiência pública virtual do Estado, que aconteceu na quinta-feira (18), organizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) das obras para a duplicação da rodovia AL-220, trecho que liga Arapiraca e Olho d’Água das Flores. O momento faz parte dos procedimentos do processo de licenciamento ambiental.

Em cumprimento à Instrução Normativa Nº 01/2020, que estabeleceu a regulamentação dos processos de licenciamento ambiental durante o período de isolamento social, a audiência pública virtual seguiu o mesmo formato de uma audiência presencial e deu prosseguimento aos trâmites de licenciamento ambiental, preservando a qualidade da análise e garantindo a participação popular.

Na transmissão da audiência pelas redes sociais do IMA, da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), foi disponibilizado um QR Code para que a população pudesse se inscrever e fazer perguntas.

Foram cerca de 160 acessos simultâneos na transmissão da audiência pelos perfis do IMA no Facebook e YouTube. Com 30 inscritos na lista de presença, além de perguntas feitas pela população, respondidas durante a apresentação da EIA/RIMA.

O assessor executivo de Gestão Interna do IMA Leonardo Lopes, que presidiu a audiência, afirma que o uso das tecnologias e a modernização que vem sendo feita no Instituto, desde 2015, possibilitou a realização de uma audiência pública virtual no mesmo formato e qualidade de uma presencial.

“Essa é a primeira audiência pública virtual na área de licenciamento ambiental que a gente faz no Estado de Alagoas e apenas a segunda feita no Brasil. Foi uma audiência muito proveitosa em que nós, além de aprendermos muito, demonstramos que temos a capacidade de garantir a participação popular” declarou Leonardo.

O vídeo da audiência pública virtual está disponível no canal do IMA no YouTube e o Relatório de Impacto Ambiental está no site do Instituto.

Fonte: Agencia Alagoas

Anterior A vice-prefeita Cristiane Lessa atua em defesa do seu povo
Próximo Abraham Weintraub, já vai tarde!

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *