Valor do turismo no interior de Alagoas triplica em quase dez anos e soma R$ 1,5 bilhão


Levantamento divulgado pela Secretaria de Planejamento mostra que o avanço no período foi de 194,2%

Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) revela que as atividades turistas no interior do Estado movimentaram 1,53 bilhão em 2022, um crescimento de 55,8% na comparação com o ano anterior. Isso significa que em 2022, os turistas que visitaram o interior deixaram R$ 4,1 milhões por dia na economia local.

 

Quando analisada a série histórica – iniciada em 2015 – o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo no interior registrou crescimento de 194,2%, o avanço de três vezes, comparando o VAB de R$ 520,1 mil daquele ano com o de 2022.

 

O VAB do turismo é o dinheiro que o turista deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios e maior crescimento econômico.

Para se ter uma ideia da expansão do turismo no interior, entre 2015 e 2022, as atividades turísticas na capital alagoana apresentou crescimento de 120%  – 74,2 pontos percentuais a menos que o avanço registrado nas atividades do turismo no interior.

 

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o crescimento do PIB do Turismo é reflexo direto do investimento do Governo de Alagoas na interiorização do setor que mais gera emprego e renda no estado: o turismo. A adoção dessa política pública vai contramão do Brasil que, atualmente, não tem um olhar tão focado quanto o do governador de Alagoas, Paulo Dantas, para a regionalização.

 

“Nosso estado é conhecido como destino de sol e mar, sem dúvida, então as regiões que têm o sol e o mar se consolidaram mais rápido, historicamente. Mas, desde 2015, estamos fazendo investimentos duplicação de rodovias, novos hospitais, iniciativas em segurança pública que mudaram o cenário da nossa capital, antes figurando como umas das mais perigosas do mundo e hoje se destacando com índices positivos: nenhuma cidade de Alagoas está entre as 50 mais violentas. E tudo isso só mostra que o turismo é um dos segmentos mais transversais, para o turismo acontecer, a segurança pública precisa estar acontecendo, a saúde”, contextualizou Bárbara, relembrando que o Executivo alagoano foi o 1º a descentralizar de maneira direta recursos para as Instâncias de Governança para a promoção todas as nossas sete regiões turísticas, colocando o destino Alagoas como destaque no Ministério do Turismo no Programa de Regionalização.

Durante a coletiva dos números do PIT do turismo, a secretária recordou que o governador Paulo Dantas divulgou o crescimento do PIB de 2022, pelo IBGE, posicionando Alagoas como o 1º estado do NE com um crescimento de mais de 3,2% no segmento de serviços, destacando as atividades de alojamento e alimentação.

 

“Temos a certeza que nos anos de 2023 e 2024 esses números serão, ainda mais, positivos, considerando que Alagoas teve em 2024 o menor número de desemprego, bateu a série histórica em malha viária e fluxo de passageiro na rodoviária e finalizou o ano com mais de 40% de incremento de desembarques de turistas internacionais. Tudo isso é fruto de uma política de investimentos estratégicos, captação de novos negócios, de investimento em incentivo fiscal e locacional, de infraestrutura, e, claro, investimento em capacitação e qualificação, com o programa Escola do Turismo”, afirmou a secretária.

 

Expansão do turismo para o interior é uma das grandes conquistas do setor, diz ABIH

 

Para o presidente a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim, a expansão do turismo para além do litoral é uma das grandes conquistas do setor em Alagoas. Segundo ele, com investimentos em novas regiões, o estado fortalece sua vocação turística e diversifica a oferta de atrativos, beneficiando a economia local e gerando oportunidades para mais alagoanos.

 

Ele lembra que Alagoas tem um grande potencial, que vai muito além das praias. “O interior do estado possui riquezas culturais, históricas e naturais que merecem ser conhecidas. Mais é importante que aja investimento de proporção dessas regiões. Para isso, é preciso ter um orçamento robusto para viabilizar os investimentos na divulgação do nosso destino, uma vez que ficou claro que o turismo gera um impacto extremamente positivo na economia do Estado. O crescimento do turismo nessas regiões representa mais empregos, mais infraestrutura e desenvolvimento”, ressalta.

O presidente da ABIH-AL destaca que o investimento em novos empreendimentos hoteleiros no interior é um passo importante para essa interiorização. Municípios como Coruripe, que receberá um novo resort, mostram que o setor privado está atento às oportunidades e confia no potencial do estado.

 

“Com o apoio do governo e incentivos adequados, Alagoas pode consolidar um turismo mais amplo e sustentável, garantindo benefícios para todas as regiões. É importante que exista também uma continuidade na melhoria da infraestrutura, e isso passa por saneamento, oferecimento de água, energia… uma cidade bem estruturada para sua população também é uma cidade ideal para o turista”, conclui.

 

Desde que assumiu o governo do estado, em maio de 2022, o governador Paulo Dantas tem feito uma série de investimentos para fortalecer as atividades turísticas no interior do Estado. Nesse período, já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando cerca de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Os números robustos se materializam na melhoria da malha viária alagoana, que pavimenta a transformação econômica em curso e abre novos caminhos para o desenvolvimento do estado.

 

Escola do Turismo contribui para mão de obra qualificada para o setor

 

Com a expansão do turismo para o interior do estado, houve a necessidade de mão de obra especializada para atender à demanda do setor. Nesse sentido, o Governo do Estado criou a Escola do Turismo, programa que promove cursos de capacitação e qualificação profissional para pessoas que já estão no mercado de trabalho ou que buscam o primeiro emprego.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que coordena a escola, de julho de 2023 a dezembro de 2024 já foram entregues 5.744 certificados, distribuídos por| 295 turmas em 35 municípios do estado.

Um desses certificados foi parar nas mãos de Luciene da Silva Gomes Santana, registrada como cumim – profissional que faz o elo entre a cozinha e os garçons, ajudando-os no atendimento aos clientes – em uma rede hoteleira em Alagoas. Parte dos seus 52 anos Luciene passou trabalhando no campo, até decidir se mudar para Chã Preta – município a 112 km de Maceió. Desempregada, passou a fazer faxina, até comprar uma máquina de costura da vizinha, que lhe ensinou a fazer consertos de roupa.

 

Depois de ficar seis anos desempregada, Luciene decidiu fazer um curso no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Maceió. Foi lá que conheceu a Escola do Turismo e, graças ao incentivo do marido, se matriculou no curso de garçom. A situação difícil fez a hoje profissional quase desistir. “Meu esposo sempre me deu força: ‘não, amor, você não vai desistir, você vai conseguir. Estou do seu lado’, dizia”.

Ela não desistiu. Hoje, registrada formalmente em um grande hotel, olha para trás e vê o quanto teve que andar para chegar onde está. Em 2024, foi eleita como a profissional do ano entre todos os trabalhadores do hotel. “Estou muitíssimo feliz de poder realizar meu sonho. E aconselho a cada um que não desista dos seus sonhos, porque nunca é tarde para acreditar que é possível”, aconselha.

Fonte: Agência Alagoas

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