Usuários dos Centros Pop ganham dia de lazer no Parque Municipal de Maceió


Ação beneficiou cerca de 80 pessoas em situação de rua, que recebem atendimento nas instituições assistenciais da capital

Ação beneficia usuários dos Centros Pop I,II e II. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de passar uma manhã de lazer conhecendo as belezas naturais do Parque Municipal de Maceió, no bairro Petrópolis. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), que levou usuários dos Centros Pop I,II e II para uma experiência única em uma das principais áreas de preservação da Mata Atlântica do município.

Matheus das Dores é natural do Rio de Janeiro e usuário do Centro Pop I, no Jaraguá. Ele conta sobre a experiência em conhecer pela primeira vez o Parque Municipal de Maceió. “Foi uma sensação incrível. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer, pois sou do Rio de Janeiro e estou há pouco em Maceió, mas através dessa iniciativa fui privilegiado em observar essa natureza encantadora. Estou muito feliz”, contou.

A programação contou com uma trilha de quase 2km até o lago dos jacarés, onde são preservados exemplares da espécie Jacaré-de-Papo-Amarelo, que exibiram sua beleza ao tomar banho de sol enquanto os visitantes presenciavam a cena. Além disso, o Parque conta com um museu onde apresenta algumas espécies de animais silvestres empalhados e amostras de árvores e sementes.

Segundo a coordenadora do Centro Pop I, Pauline Lopes, o serviço visa promover através do lazer e bem-estar a socialização entre os usuários.

“Esse serviço dá a oportunidade para os usuários saírem da rotina, conhecer as belezas naturais e socializar entre eles. Além disso, sabemos que muitos não são de Alagoas e ainda não tiveram a chance de se divertirem um pouco e essa ação tem esse objetivo”, explicou a coordenadora.

Centro Pop

O que é?

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

Quem atende?

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Como ter acesso?

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona?

Centro Pop I – Avenida da Paz, n°1002,  Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931

Centro Pop II – Rua Formosa 739, Levada. Telefone: (82) 3312-5932

Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.

Fonte: Ascom Semdes

Anterior Último dia de aulões do “Se Liga no Ideb!” é marcado por premiações e incentivo à Educação
Próximo Programa Criança Alfabetizada celebra alcance de avaliação formativa em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *