Profissionais da saúde reuniram familiares de pessoas com diferentes níveis de autismo para orientar sobre diagnóstico e acompanhamento adequado para cada caso
Na manhã desta segunda-feira (14), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter de Moura Lima, localizada na Santa Amélia, promoveu uma ação alusiva ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o intuito de conscientizar, informar, desmistificar estigmas e orientar famílias de pessoas com TEA.
O encontro contou com uma roda de conversa que discutiu sobre a importância do diagnóstico e como identificar os sinais desde os primeiros anos de vida. Além disso, os profissionais debateram sobre as dificuldades e impactos sociais na vida das pessoas que convivem com autistas.
A psicóloga da UBS Walter Moura, Simone Ferreira, reforçou os cuidados e a importância do acompanhamento adequado dos casos.
“O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo e é indispensável falarmos sobre o tema, especialmente para desmistificar muita coisa. Além disso, vale destacar que depois da sociedade da informação, o conhecimento e investigação ficaram mais acessíveis, e com isso, os diagnósticos vêm crescendo, isso requer maiores orientações e esclarecimentos sobre o tema”, destaca Simone Firmino.
Na ocasião, mães com filhos dentro do espectro trocaram experiências sobre suas vivências e assistentes sociais da Escola de Ensino Fundamental Antônio Brandão, no Cleto Marques, estiveram no local para falar sobre o direito das pessoas com autismo e a importância de sua inclusão nas redes de educação.
Maceió oferece assistência a pessoas com TEA nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que funcionam no Pam Salgadinho e em instituições conveniadas à rede, que realizam esse acompanhamento do desenvolvimento, tanto da parte física quanto intelectual de usuários dentro do espectro.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário