Turma do Biribinha é a atração alagoana do Cena Nordeste Rio Grande do Norte


Apresentação ocorre neste domingo (22), no Complexo Cultural Rampa, em Natal

O espetáculo circense “Palhassada Muzikada”, da Cia Turma do Biribinha, representará Alagoas na etapa do Rio Grande do Norte do Festival Cena Nordeste, que será realizado no Complexo Cultural Rampa, em Natal. A apresentação está marcada para este domingo (22), às 17h30, e promete envolver o público com números musicais e esquetes cômicas característicos do palhaço tradicional nordestino.

O projeto foi criado em 2012 e combina a tradição do circo com a excentricidade do palhaço contemporâneo. Com instrumentos inusitados e interação com a plateia, Biribinha e Pipoca, interpretados por Teófanes Silveira e Seliana Silva, convidam o público a fazer parte de uma verdadeira “Sinfonia Engraçada”, repleta de música, humor e criatividade.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a participação do grupo no festival é um reflexo do compromisso com a valorização do patrimônio cultural. “O Palhaço Biribinha é um dos maiores representantes da nossa cultura, Patrimônio Vivo de Alagoas e Patrimônio das Artes do Brasil. Levar a Turma do Biribinha para o Cena Nordeste é uma oportunidade de compartilhar a riqueza do nosso Circo Teatro”, disse.

“A participação de Alagoas no festival é resultado do apoio do governador Paulo Dantas, que tem incentivado a realização de eventos que valorizam nossas tradições e promovem o intercâmbio cultural”, destacou a secretária.

Cena Nordeste Festival

O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com as secretarias de cultura de todos os estados-membros. Mensalmente, o evento itinerante promove intercâmbio cultural entre os estados em um local diferente, abrangendo diversas expressões artísticas em um mesmo espaço.

O Rio Grande do Norte será o sexto anfitrião este ano, tendo o Complexo Cultural Rampa como cenário. “Essa é uma excelente oportunidade de ocuparmos esse equipamento, de forma múltipla e colaborativa, com a participação de artistas de todo o Nordeste, reafirmando cada vez mais este espaço como um complexo artístico e cultural que reflete a identidade do nosso povo”, explica a Secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito.

Com o tema “Uma Viagem Pelo Nordeste”, a edição terá pelo menos dez linguagens artísticas contempladas, entre shows, espetáculos e oficinas, além de feira de artesanatos, espaço gastronômico, mostra audiovisual, estúdio de tatuagens, intervenção artística e programação infantil.

A programação terá início no sábado, às 14h, com uma ação ambiental do Idema em parceria com a Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio). O Projeto apresenta a biodiversidade e importância da fauna e da flora que compõem a Mata Atlântica da Unidade de Conservação do Parque das Dunas e do ambiente marinho do Atol das Rocas.

Durante todo o dia, haverá oficinas de pintura em canecas, oferecidas pelo Coletivo Aboio; atração circense, com o circo Tropa Trupe; performance de dança “Cortejo Couraça”, de Leônidas Portella; além de tenda eletrônica com dj e pintura ao vivo em graffitti. Às 17h10, acontece a abertura oficial do evento, seguida pelos shows musicais de Ágda e Dusouto, e pelo espetáculo teatral “Esperando Godot”, do Grupo Harém de Teatro.

As oficinas se repetem no domingo, que terá também: mostra audiovisual, com quatro produções baianas; hip-hop com o Cooperativa de Batalhas (Hip Hop do CBD); apresentações do violeiro Mestre Geraldo Amâncio e do grupo de Capoeira Mestre Arrepio; o espetáculo circense “Apalhassada Musikada”, da Cia. do Biribinha; e os shows de Pedro Lua e Roda de Samba Segunda de Vagabundo, encerrando o festival.

Outras atrações acontecerão em paralelo durante os dois dias de Festival, como é o caso da multifeira Garajal, que traz uma ampla gama de artesanatos produtos potiguares, e dos tatuadores Bia Rocha e Lon Alcaniz , que vão montar um estúdio em uma das salas do Complexo para atender ao público do Festival.

O Cena Nordeste Etapa Rio Grande do Norte é uma realização do Consórcio Nordeste e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Funcitern e Fundação José Augusto.

 

Serviço:

Cena Nordeste etapa Rio Grande do Norte

Data: 21 e 22 de setembro (sábado e domingo)

Horário: A partir das 14h

Local: Complexo Cultural Rampa – R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal – RN

Entrada Gratuita

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Dia do SUS: Complexo de Saúde implantado pelo Estado garante assistência qualificada ao alagoano
Próximo Governador Paulo Dantas lança a Lei de Incentivo à Cultura de Alagoas nesta segunda (23)

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *