Setor artístico e cultural recebe capacitação ofertada pela FMAC, Sebrae-AL e Sala do Empreendedor Evento gratuito reuniu artesãos, músicos, artistas visuais e produtores culturais de Maceió


Palestra foi voltada aos artistas e grupos culturais interessados em participar nos editais da FMAC. 
Artistas maceioenses participaram, na segunda-feira (29), de uma palestra sobre os benefícios da formalização, em um evento promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) junto às Salas do Empreendedor de Maceió e o Sebrae Alagoas. A capacitação, oferecida gratuitamente, teve como objetivo oferecer instruções aos artistas e produtores culturais de Maceió e mostrar a importância da formalização para os grupos que participam ou desejam participar dos editais do Município voltados a esse segmento.

A capacitação aconteceu na sede do Sebrae-AL, no Centro, e contou com a presença do presidente da Fundação Municipal, João Lyra, abrindo o evento.

“Esse momento é necessário para que os profissionais da cultura entendam que enquanto artistas, eles podem ir mais longe. E somente através da formalização eles podem garantir mais autonomia e participarem dos editais de credenciamento disponíveis na FMAC”, pontuou Lyra.

Na FMAC, existem três editais de credenciamento, permanentemente abertos, que tem por objetivo compor a grade de apresentações e eventos da Prefeitura de Maceió. Por meio desses editais, os grupos artísticos que atuam na capital têm a oportunidade de concorrer às chamadas públicas e participar destas programações, via contrato. Para isso, é necessário atender a algumas especificações definidas por lei, para as contratações e licitações realizadas pelo poder público, como a necessidade do CNPJ.

Os editais atualmente em aberto são o Toca Tudo MCZ, para bandas; o Vem Pra Praça; para grupos artísticos; e o Muralismo, voltado a artistas visuais.

“Esses editais visam democratizar os eventos municipais e não deixar nenhum artista de fora. Mas para participar deles, é necessário possuir o CNPJ”, ressaltou a diretora de Projetos e Convênios da FMAC, Dayse Souza.

Formalizado há mais de 10 anos, o artista visual Levi Paes atualmente participa do edital de Muralismo e foi um dos que compareceram à capacitação. Ele afirma que, após a formalização, percebeu mudanças positivas no gerenciamento do seu trabalho, além dos inúmeros benefícios que são garantidos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

“Além do CNPJ, também há outras vantagens que facilitam a realização do nosso exercício como a contratação por entidades e instituições, as isenções que os MEI têm direito e os benefícios’’ comentou.

O diretor de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Emerson Amancio, explica que a ideia é levar esse tipo de iniciativa e capacitação para mais setores atuantes em Maceió, como forma de conscientizar esses profissionais informais.

“As Salas já fazem esse trabalho de orientar, não somente os MEIS, mas todo a pequena e média empresa instalada na capital sobre os direitos e deveres que elas possuem e que podem auxiliar na melhoria do trabalho realizado, além da contribuição para o Município, como um todo”, informou.

Fonte: Ascom FMAC

Anterior Prefeitura de Maceió recupera ponte danificada pela chuva e libera para trânsito de veículos Rua Marquês de Abrantes dá acesso ao Parque Municipal em Bebedouro
Próximo Instituto de Previdência orienta servidores da Assistência Social sobre aposentadoria Servidores da Semas receberam esclarecimentos e tiraram dúvidas pelo programa "Iprev vai até você"

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *