Gustavo Pontes de Miranda detalhou os números da pesquisa do Instituto Ibrape, que apontou a aprovação de 75% da saúde pública pela população
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, se reuniu, nesta terça-feira (8), com gestores das unidades que integram a rede estadual de Saúde para apresentar os resultados recentes da pesquisa do Instituto Ibrape, que apontou a aprovação de 75% da saúde pública pelos alagoanos. O encontro aconteceu na Sala de Situação, na sede da pasta, situada no bairro Jaraguá, em Maceió.
Durante o encontro, o titular da Sesau destacou a importância do trabalho integrado e do comprometimento de todas as equipes para o alcance dos resultados positivos. Ele enfatizou, ainda, que continuará trabalhando com transparência, planejamento e foco no bem-estar dos alagoanos, garantindo a ampliação do acesso aos serviços ofertados pela Rede Estadual de Saúde e prometeu atuar para que a assistência prestada à população alcance ainda mais qualidade.
“A Saúde de Alagoas vive um novo momento na gestão do governador Paulo Dantas. Estamos investindo, ouvindo, planejando e, acima de tudo, cuidando das pessoas com responsabilidade e compromisso. Precisamos sempre lembrar que saúde é algo muito complexo de gerenciar, que é muito sensível, pois lidamos a todo momento com a vida das pessoas. Mas quero me comprometer, mais uma vez, que nosso foco é garantir assistência resolutiva para toda população alagoana”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
Dados
Segundo a pesquisa do Instituto Ibrape, realizada entre os dias 15 e 17 de março, 32% dos entrevistados consideram que a saúde pública disponibilizada pela Rede Estadual melhorou, enquanto outros 43% dizem que se mantém estável. Apenas para 12% dos entrevistados ela piorou, e 3% não quiseram ou não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.626 pessoas em 52 municípios alagoanos, abrangendo todas as regiões do Estado. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A maior percepção de melhoria e estabilidade da saúde pública estadual foi registrada no Sertão alagoano, onde 92% aprovam a gestão da área. Inclusive, é nela onde está situada uma das maiores obras da rede estadual de Saúde entregues pelo Governo de Alagoas: o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia.
“A alta aprovação da saúde estadual no Sertão alagoano com certeza é reflexo direto dos serviços prestados pelo HRAS, cujos profissionais trabalham com empenho. É uma alegria imensa fazer parte desse time da gestão estadual da saúde, que atua com dedicação para a cada dia fazer uma saúde pública de qualidade para os alagoanos”, ressaltou o diretor do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos.
Outros Investimentos
Além de programas estruturantes como o Saúde Até Você, que leva consultas e exames especializados para comunidades carentes de Maceió, a atual gestão da Sesau criou o Bate Coração, que agiliza o atendimento a vítimas de infarto. Ainda na área da saúde estadual, o Governo de Alagoas criou o Projeto Respirar, iniciativa que busca melhorar a qualidade respiratória de crianças, e o Alagoas Transplanta, que ampliou o número de transplantes no Estado.
E como parte dos investimentos realizados pela gestão do governador Paulo Dantas, houve a entrega do Hospital do Coração Alagoano e da nova sede do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), ambos em Maceió. No interior do Estado, foram inauguradas mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo uma em Marechal Deodoro e outra em Coruripe.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário