Momento no Rio de Janeiro destaca a importância da sustentabilidade, mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Gino César, participou, nesta quarta-feira (26), da Assembleia Geral de 2024 do Regions4, realizada no Rio de Janeiro. O evento, que reúne líderes globais para debater sustentabilidade, mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacou a importância de ações coordenadas em nível regional e internacional para enfrentar os desafios ambientais.
Na ocasião, Gino César também representou a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), reforçando o compromisso do Brasil com a implementação de políticas ambientais eficazes. A Abema é uma associação civil de direito privado que reúne as secretarias de estado e autarquias responsáveis pela política ambiental nos 26 estados e no Distrito Federal. A entidade desempenha um papel fundamental na administração de licenças e autorizações ambientais, além de gerir zoneamento, avaliação de impacto ambiental, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas.
Regions4, uma organização que representa 49 governos regionais de 22 países em quatro continentes, atua conectando regiões e promovendo transformações significativas no terreno. A entidade trabalha em estreita colaboração com a ONU, garantindo que as vozes regionais sejam ouvidas em discussões globais sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Durante a assembleia, Gino César destacou a importância de ações locais com impacto global. “Nossa participação no Regions4 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Precisamos agir agora, conectando nossas regiões e transformando nossas políticas e práticas para enfrentar as mudanças climáticas e promover a biodiversidade”, afirmou o secretário.
A participação de Alagoas, enquanto membro em potencial, no evento do Regions4 e enquanto vice-presidência do Nordeste na Abema exemplifica o esforço contínuo do estado em promover políticas ambientais robustas e sustentáveis, alinhadas com os objetivos globais. A colaboração internacional e a troca de experiências são fundamentais para impulsionar o progresso real em questões ambientais críticas.
Este dia de trocas de experiências na Assembleia Geral de 2024 do Regions4 se concluiu com um chamado à ação coletiva, enfatizando a necessidade de fortalecer as parcerias e implementar soluções inovadoras para um futuro sustentável. A jornada continua, e Alagoas, junto com a Abema e Regions4, está na vanguarda desse movimento global.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário