Secretarias vão promover encontro de negócios entre cooperativas, empreendimentos solidários e trade turístico


Encontro buscará abrir novos mercados para a comercialização de produtos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promoveu, nesta quarta-feira (22), uma reunião com a secretaria de Estado do Turismo, da Agricultura e a Emater Alagoas para discutir ações estratégicas para o fortalecimento das cooperativas e empreendimentos de economia solidária da agricultura familiar, artesanato, turismo de base comunitária e catadores de recicláveis no setor turístico.

 

 

Uma das primeiras ações previstas é a realização de um encontro de negócios com as cooperativas e empreendimentos solidários e o trade turístico.

 

 

A atividade, que também contará com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da ABIH Alagoas e do Sebrae Alagoas, reunirá os responsáveis pelas compras nas redes hoteleiras, bares e restaurantes com fornecedores dos produtos que compõem o quadro alimentar dos estabelecimentos e está presente nas lojas de conveniência, vestuário e presentes .

 

 

Para a secretária Alice Beltrão, o encontro busca fortalecer a estratégia do Governo de Alagoas em abrir novos mercados para a comercialização dos produtos das cooperativas alagoanas.

 

 

“Já realizamos uma roda de negócios com os principais compradores de alimentos para órgãos do estado e agora levamos a proposta para o trade turístico.  A ideia é fomentar que eles conheçam os produtos das cooperativas de agricultura familiar do estado, compreendam a importância e o estímulo que o governo tem de dado para isso e passem a comprar das cooperativas. Seremos uma ponte entre os produtores e as cooperativas”, disse a secretária.

 

 

A secretária Executiva do Turismo, Marília Herrmann, destaca que o encontro de negócios é uma demanda dos restaurantes e empreendimentos do trade.

 

 

“Muitos investidores não têm conhecimento dos produtos das cooperativas alagoanas e tantas vezes compram dos estados vizinhos. Precisamos criar uma apresentação dos nossos produtos, apontando a capacidade de entrega, do estoque, para promover a comercialização e o consumo. Que a gente atenda as 7 regiões e consiga intermediar com os pequenos e grandes produtores e os consumidores”, declarou.

 

 

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que o Governo de Alagoas tem trabalhado de forma intersetorial no fortalecimento do segmento da agricultura familiar, possibilitando aumento na produção do campo e dando acesso a mercados.

 

 

 

“Em Alagoas, a maioria dos municípios alagoanos é de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes, e a agricultura tem um forte impacto na geração de emprego e renda, impactando na economia dessas cidades. Por isso, é importante continuar executando ações de fortalecimento dos produtores e, principalmente, buscando novas oportunidades de mercado para eles, para que sejam donos dos seus próprios negócios e cresçam. E o Cooperativismo é uma importante ferramenta, além das políticas públicas estaduais que também são essenciais para a consolidação desse processo”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos promove mais uma edição do Projeto Férias de Verão
Próximo Sesau alinha plano para expandir cirurgias eletivas em Alagoas pelo Programa Mais Acesso a Especialista

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *