Encontro buscará abrir novos mercados para a comercialização de produtos
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promoveu, nesta quarta-feira (22), uma reunião com a secretaria de Estado do Turismo, da Agricultura e a Emater Alagoas para discutir ações estratégicas para o fortalecimento das cooperativas e empreendimentos de economia solidária da agricultura familiar, artesanato, turismo de base comunitária e catadores de recicláveis no setor turístico.
Uma das primeiras ações previstas é a realização de um encontro de negócios com as cooperativas e empreendimentos solidários e o trade turístico.
A atividade, que também contará com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da ABIH Alagoas e do Sebrae Alagoas, reunirá os responsáveis pelas compras nas redes hoteleiras, bares e restaurantes com fornecedores dos produtos que compõem o quadro alimentar dos estabelecimentos e está presente nas lojas de conveniência, vestuário e presentes .
Para a secretária Alice Beltrão, o encontro busca fortalecer a estratégia do Governo de Alagoas em abrir novos mercados para a comercialização dos produtos das cooperativas alagoanas.
“Já realizamos uma roda de negócios com os principais compradores de alimentos para órgãos do estado e agora levamos a proposta para o trade turístico. A ideia é fomentar que eles conheçam os produtos das cooperativas de agricultura familiar do estado, compreendam a importância e o estímulo que o governo tem de dado para isso e passem a comprar das cooperativas. Seremos uma ponte entre os produtores e as cooperativas”, disse a secretária.
A secretária Executiva do Turismo, Marília Herrmann, destaca que o encontro de negócios é uma demanda dos restaurantes e empreendimentos do trade.
“Muitos investidores não têm conhecimento dos produtos das cooperativas alagoanas e tantas vezes compram dos estados vizinhos. Precisamos criar uma apresentação dos nossos produtos, apontando a capacidade de entrega, do estoque, para promover a comercialização e o consumo. Que a gente atenda as 7 regiões e consiga intermediar com os pequenos e grandes produtores e os consumidores”, declarou.
A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que o Governo de Alagoas tem trabalhado de forma intersetorial no fortalecimento do segmento da agricultura familiar, possibilitando aumento na produção do campo e dando acesso a mercados.
“Em Alagoas, a maioria dos municípios alagoanos é de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes, e a agricultura tem um forte impacto na geração de emprego e renda, impactando na economia dessas cidades. Por isso, é importante continuar executando ações de fortalecimento dos produtores e, principalmente, buscando novas oportunidades de mercado para eles, para que sejam donos dos seus próprios negócios e cresçam. E o Cooperativismo é uma importante ferramenta, além das políticas públicas estaduais que também são essenciais para a consolidação desse processo”, afirmou.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário