Saúde inicia curso inédito para formadores de cuidadores da pessoa idosa


Qualificação começou nesta quarta-feira (9) e terá duração de três meses

A Saúde de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (9), o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Gratuita e inédita no país, a qualificação é destinada a trabalhadores de saúde, lideranças comunitárias e pessoas interessadas que atuem com a população idosa. O curso terá duração de três meses e resultará na elaboração de projetos de intervenção no território onde cada participante atua.

A iniciativa tem como principal objetivo qualificar os participantes para que possam ofertar ferramentas e estratégias de cuidado aos cuidadores familiares, que enfrentam diariamente os desafios do cuidado com pessoas acima dos 60 anos. Serão 12 encontros, que acontecerão em formato híbrido – tanto presencial, como em salas virtuais.

“O curso tem uma metodologia ativa, em que a construção do conhecimento é coletiva. Aproveita as experiências prévias dos alunos e dos professores, com o intuito de contribuir da melhor maneira, para um cuidado mais qualificado da pessoa idosa”, ressaltou o tutor do curso e técnico do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Marcos Vinícius.

Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS

A qualificação é resultado da articulação do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que cedeu seus profissionais para realizar a capacitação. Dentre os assuntos que serão abordados durante a qualificação estarão ética no cuidado, direitos da pessoa idosa,  prevenção à violência nas relações de cuidado e promoção de grupos de apoio.

Creuza Ramos atua como agente comunitário de saúde na Unidade de Saúde do Reginaldo, Poço. Ela ressalta a importância do curso para o seu trabalho com a comunidade.

“Estou muito feliz em ter sido selecionada para essa troca de conhecimentos, pois diariamente trabalhamos com a pessoa idosa e, por isso, o aprendizado de hoje vai agregar demais tanto em minha atuação, como na de meus colegas, para quem irei repassar tudo o que estou aprendendo aqui”, disse.

Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS

A ação é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz. Os participantes selecionados para o curso terão aulas durante o período de 08 de fevereiro a 18 de maio de 2022, realizadas sempre às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Educação garante transporte escolar de qualidade para retorno às aulas presenciais
Próximo Semtabes planeja criação de feira que vai beneficiar moradores do Paraíso do Horto

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *