Quase 11 mil alunos fazem simulado preparatório para prova da Educação Básica


Alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles, Pontal da Barra, aprovaram as provas e esperam bons resultados

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), começou nesta quarta-feira (10), a aplicação do simulado preparatório para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será em dezembro aqui em Alagoas, e medirá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Quase 11 mil alunos dos 2°, 5° e 9° anos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Maceió participarão do simulado, que vai até o dia 17 de novembro.

Simulado preparatório mobilizou 70 escolas e 10.900 alunos. 

Ao todo serão 70 unidades participantes e uma delas é a Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. Na manhã desta quarta-feira, alunos dos 2° tiveram duas horas para responder questões de Língua Portuguesa, e dos 5° anos, português e matemática.

A coordenadora pedagógica da escola, Cristina Albuquerque, falou sobre a logística para aplicar o simulado para os 117 estudantes das turmas dos 2°, 5° e 9° anos. “Hoje escolhemos os 2º e 5° anos para fazerem a prova, dividimos os alunos de cada turma em duas salas por causa do distanciamento social. Já os estudantes dos 9º anos realizarão a prova, com questões de porgutês e matemática, no dia 12 à tarde”, disse.

Cristina também destacou o empenho dos professores. “Para este simulado nós fizemos toda uma preparação com uma série de atividades diferenciadas e até aulões. E nossas professoras estão muito empenhadas para fazer com que os alunos se dediquem e se preparem para fazerem boa prova do Saeb, que é de extrema importância para a educação basica”, salientou.

Nathalia, 8 anos, aluna do 2°, aprovou o modelo do simulado. “Foi boa porque era de marcar X. Acho que vou me sair bem”, disse a menina. Amora, de 8 anos, também gostou da prova. “Eu gostei mais das figuras e deu pra entender as questões”, falou.

Para a vice-diretora da escola, Vanessa Alves, vice-diretora, o resultado do simulado também servirá de diagnóstico para o planejamento escolar do ano que vem. “Nós vamos avaliar o que o nosso aluno aprendeu ao longo desse tempo em que esteve ausente e, ao mesmo tempo, detectar onde estão e quais as dificuldades deles para nos planejarmos em cima da problemática”, destacou.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliane Medeiros, fala sobre o simulado. “É mais uma das muitas nossas ações de planejamento que nos ajuda como Rede a ter um entendimento de como está o nível de aprendizado dos alunos.

Juliane também destaca a importância do simulado para a prova Saeb, que . “Eles vão ter noção de tempo para responder as questões e até de preenchimento do gabarito, o que é de fundamental importância na prova Saeb”, explicou.

Fonte: Ascom /Semed

Anterior Prefeitura recebe demandas de moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo
Próximo GOVERNO DE AL APOIA ESTUDANTE FINALISTA DE PRÊMIO INTERNACIONAL CONSIDERADO "O NOBEL DA EDUCAÇÃO"

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *