Mais uma proposta do então Deputado Federal, atual prefeito de Maceió, JHC se torna realidade. Desta vez foi a chamada “venda direta do Etanol”, que teve sua origem com o projeto de Decreto Legislativo n° 918/2018, de quando JHC ainda exercia o mandato em Brasília. A ideia é eliminar o intermediador que geralmente, encarece o produto final.
Após determinação da Agência Nacional do Petróleo – ANP em 2009, criou-se um oligopólio das distribuidoras, onde apenas três empresas dominam aproximadamente 90% do mercado.
JHC foi o primeiro político a tratar do assunto, inclusive com o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a justificativa do Projeto de Decreto Legislativo, a medida tem o potencial de reduzir em até 25% o preço do etanol para o consumidor final. No documento, há destaque, ainda, para o fato de se tratar de combustível renovável, ambientalmente adequado.
É mais uma vitória política importante para o prefeito, que beneficia os consumidores brasileiros, e, em especial, os alagoanos, que têm visto aumentar o preço dos combustíveis em decorrências das alíquotas de ICMS cobradas pelo governo do estado.
Sem Comentário