Iniciativa oportuniza a jovens ao emprego com direitos trabalhistas assegurados
Aos 17 anos de idade, Diego Arthur teve sua vida transformada através do Projeto + Oportunidade da Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes. O rapaz, que antes vivia em situação de trabalho infantil, conquistou uma oportunidade como jovem aprendiz numa empresa de construção e celebra com muita felicidade o impacto positivo em sua família.
“Desde criança eu fui muito trabalhador e por isso acompanhava meu pai no trabalho vendendo cocadas recheadas, até que um certo dia, um servidor da Prefeitura encaminhou meu contato para os profissionais da Primeira Infância, e depois disso, consegui uma oportunidade na Acender Engenharia e aqui estou há quase um ano. Foi uma mudança muito positiva e principalmente como pessoa, estou crescendo em todas as áreas e sou muito grato por isso”, explicou Diego.
O Projeto + Oportunidade é voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, associada à exploração do trabalho desprotegido. A iniciativa tem parceria com empresas de diversos segmentos e instituições privadas que realizam o encaminhamento para vagas de trabalho, cujos direitos trabalhistas são assegurados.
Keyla Deiziele, de 18 anos, também conquistou uma oportunidade de trabalho na mesma empresa e fala sobre a importância da independência financeira nessa idade.
“Fiquei muito feliz quando recebi a oportunidade no Projeto, recebi todo suporte necessário, aulas de capacitação, mercado de trabalho, até que um dia fui chamada para assinar o contrato na empresa. Eu aprendo todos os dias com os profissionais, principalmente em trabalhar com Recursos Humanos, e só tenho a agradecer a Prefeitura de Maceió por oportunizar minha independência financeira como jovem aprendiz. Hoje invisto em mim, na minha família e fico feliz em conseguir isso nessa idade”, destacou.
Segundo a diretora da Primeira Infância de Maceió, Márcia Melo, o Projeto já beneficia 500 jovens em situação de vulnerabilidade, com cerca de 220 já encaminhados para o mercado de trabalho, como aprendizes.
“Temos transformado realidades e realizado sonhos. Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho tão lindo, principalmente em ver eles abraçarem a oportunidade e do futuro que rão construir a partir dessa experiência”, contou.
Fonte: Ascom Semdes
Sem Comentário