Alurb e Semed executam ações de conscientização e práticas ecológicas em toda a cidade
Com práticas que levam a educação ambiental direto à casa dos maceioenses ou em projetos educacionais que envolvem a comunidade escolar, estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Maceió promove iniciativas que visam transformar a capital alagoana numa cidade sustentável, no presente e no futuro, com o intuito de amenizar os efeitos das mudanças do clima na vida de quem mais precisa.
As ações executadas pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) se estendem a todos os bairros da cidade e envolvem moradores, educadores ambientais, profissionais da educação e a comunidade em geral.
“Nosso trabalho tem sido realizado desde o início da gestão, visitando todos os bairros da capital e levando orientações sustentáveis para seus moradores. Ainda é visível as práticas negativas em algumas localidades, causando transtornos ao meio ambiente e à sociedade, mas queremos alterar essa realidade aos poucos, trazendo as pessoas para o lado do poder público nessa batalha”, afirma Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
Em campo, as equipes de educação ambiental da Alurb atuam diariamente com abordagens porta a porta, incluindo os eventos sazonais, apresentando aos moradores os equipamentos públicos disponíveis para o descarte correto do lixo e demais resíduos para evitar que se acumulem nas ruas, entrem.na rede de drenagem e vão parar no mar ou lagoa.
“O cidadão precisa entender seu papel e que a responsabilidade de manter a cidade limpa é responsabilidade de todos”, reforça Kedna.
A Coordenação Técnica de Educação Ambiental da Semed estruturou o programa de Educação para a Sustentabilidade, norteado por quatro eixos temáticos que reúnem oito projetos interligados.
No eixo Saúde Única, o projeto Escola Alerta mobiliza a comunidade escolar para o enfrentamento ao Aedes aegypti e a prevenção de arboviroses por meio de palestras, oficinas e atividades lúdicas.
O Escola Espaço Educador Sustentável, com o projeto Coleta Seletiva nas Escolas, visa reduzir a produção de resíduos por meio de palestras, orientações pedagógicas e visitas técnicas ao Ecoparque Orizon.
O Agenda Ambiental, as semanas de sensibilização valorizam o calendário ecológico com exposições e circuitos de atividades, enquanto a Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade incentiva projetos de iniciação científica voltados a problemas locais, concluído com as etapas escolar e municipal de exposição.
Por fim, o eixo Conservação dos Biomas e da Biodiversidade, os projetos Oceano vai às Escolas e Educação Ambiental no Complexo Estuarino Lagunar Mundau-Manguaba promovem formação continuada, aulas de campo em recifes e manguezais, plantio de mudas e gincanas em parceria com o programa Lagoa Viva, sensibilizando crianças e jovens sobre a importância de proteger os ecossistemas costeiros de Maceió.
As iniciativas apresentam resultados concretos, ampliando a compreensão dos cidadãos sobre seu papel na manutenção da qualidade de vida e na preservação dos recursos naturais.
“Entendo que a Educação Ambiental é um processo essencial na construção do conhecimento, reconhecimento dos valores e potencialidades de uma comunidade”, pontua Christianne Rodrigues, coordenadora-técnica de Educação Ambiental da Semed.
Ao promover iniciativas entre diferentes secretarias e envolver ativamente a população, a Prefeitura de Maceió demonstra que a transformação de hábitos e a proteção do meio ambiente dependem, sobretudo, do engajamento coletivo e de ações contínuas e articuladas.
“É fundamental para a formação de cidadãos críticos e contribui para a aquisição de valores sociais e no desenvolvimento de habilidades com vistas a um futuro sustentável”, conclui Christianne.
Fonte: Secom Maceió
Sem Comentário