Procon Alagoas participa do 8º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros


Evento visa promover o aprimoramento dos canais de diálogo entre o setor segurador e as entidades de defesa do consumidor

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) esteve presente na cidade de Recife entre os dias 4 e 5 de março representando o estado de Alagoas no 8º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros.

O evento é resultado de uma parceria entre a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), com o Procon Estadual de Pernambuco, o Forúm dos Procons do Nordeste e a Associação Brasileira dos Procons.

O Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros tem como objetivo proporcionar o aprimoramento dos canais de diálogo entre o setor segurador e os órgãos de defesa do consumidor. A iniciativa visa também conhecer a realidade de cada região em relação ao acesso e ao atendimento dos consumidores, e busca garantir que o seguro desempenhe o papel de proteção a saúde, da vida e do patrimônio dos indivíduos e famílias.

O Procon Alagoas destacou reclamações voltadas para serviço não fornecido (entrega, instalação, não cumprimento da oferta/contrato), cobrança indevida/abusiva, não pagamento de indenização, serviço não concluído ou fornecimento parcial, clonagem, publicidade abusiva, entre outros.

“Na ocasião, informamos quais os casos com maiores índices de reclamações e algumas sugestões. Muito bom perceber que esses índices estão diminuindo, e isso é devido à conscientização de muitos consumidores, que já estão cientes de seus direitos e quando não são respeitados já sabe a quem reivindicar. Não podemos nos esquecer de mencionar a organização dos fornecedores, que estão cada vez mais preocupados em respeitar o que determina a legislação consumerista. Essa harmonia entre consumidores e fornecedores é muito importante para os resultados almejados sejam atingidos”, afirmou Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon Alagoas.

Nos dois dias de Colóquio, os profissionais das empresas que estavam participando, apresentaram os fundamentos do seguro e do mercado segurador brasileiro, enfatizando os maiores problemas encontrado pelos consumidores que chegam até os Procons e como as seguradoras buscam solucionar esses problemas. Os representantes dos Procons apresentaram temas que vivenciam em seu dia a dia, onde tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e receber considerações da plateia durante os painéis.

Anterior Aprovado estudo para criação de ciclovias em projetos de infraestrutura em Alagoas TWITTER
Próximo Uma grande alegria na Fazenda Triunfo

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *