Intervenções utilizam diretrizes globais de compartilhamento de vias por modais de transportes
“O trabalho integrado uniu diversas secretarias que compõem a Prefeitura para solucionar um problema histórico de congestionamentos. Isso demonstra uma ação conjunta para beneficiar as comunidades. Desta forma, a SMTT segue diretrizes globais de compartilhamento da via e de incentivo ao deslocamento por meio transportes ecologicamente corretos ou com menor índice de poluição”, destacou o titular da SMTT, André Costa.
No local, uma ciclofaixa unidirecional de 1,58 km foi instalada nos dois lados do canteiro e passa a conectar as avenidas Mundaú e Cachoeira do Meirim, importantes corredores de deslocamentos da região, por onde passam centenas de trabalhadores que fazem uso de bicicleta. Para o projeto, mais de 2.000 m² de sinalização horizontal foram utilizados, além de tachões que separam as faixas de veículos do espaço para ciclistas.
“O trânsito aqui era intenso por causa do tamanho da pista que era mais estreito e não tinha espaços para a travessia de pedestres. Aqui tinha muito buraco. Agora tá bem melhor e a gente não corre risco de sofrer acidente, e com toda a sinalização melhorou bastante”, contou Fagner Silva, morador da região.
Morador do bairro há mais de 30 anos, Benedito Silva aprovou os serviços. “Antes a gente arriscava muito a vida. Não tínhamos essa ciclofaixa e agora tá bem sinalizado e pavimentado. Agora a ciclovia nos dá mais segurança. Ficou muito bom”, complementou.
A via também foi contemplada com a pintura de bordos e eixos, além da faixa exclusiva para ônibus e travessias para pedestres, que adicionaram mais 1.390 m² a sinalização horizontal implantada, tornando as viagens dos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) ainda mais rápidas.
Um todal de 169 novas e modernas placas de sinalização vertical foram implantadas para regulamentar a ciclofaixa, lombadas, os limites de velocidade, a proibição de estacionamento e advertir sobre a travessia de pedestres e a exclusividade da faixa para o transporte público, proporcionando mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres que transitam e trafegam pelo corredor de transportes que concentra diversos polos geradores de tráfego, a exemplo de escolas, supermercados e igrejas.
“Anteriormente, os ciclistas dividiam o mesmo espaço que os veículos, isso acarreta em um maior risco de acidente. Além disso, as viagens dos coletivos se tornavam mais longas, justamente porque se perdia muito tempo no congestionamento, agora temos a faixa exclusiva. Nesse sentido, a intervenção vem justamente para proporcionar maior mobilidade urbana, segurança viária e disciplinar os espaços”, pontuou o diretor de Obras Viárias da SMTT, Luciano Martins.
Próximas intervenções
Nos próximos dias, as equipes da SMTT iniciarão a fase educativa e experimental de um binário da Rua C com a Avenida Mundaú. O objetivo é evitar o acumulo de veículos na área, especialmente nos horários de pico. A mudança é uma ação conjunta da SMTT com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Fonte: Ascom SMTT
Sem Comentário