Maceió alcança 31 conjuntos residenciais com iluminação 100% LED


Mais de 80 mil pontos da capital alagoana foram modernizados em quatro anos

Os investimentos na iluminação pública ganharam atenção especial durante os quatro anos da gestão municipal que não mediu esforços para modernizar mais de 80 mil pontos de iluminação da capital alagoana, com um trabalho executado pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina).

Em quatro anos, 31 conjuntos habitacionais e loteamentos residenciais receberam iluminação 100% em LED, em todas as ruas, vias, avenidas, becos e áreas públicas que compõem as regiões. Alguns residenciais estão situados na parte alta da capital. Eles ganharam vida noturna com mais segurança para os moradores, áreas de convívio social, lazer, esporte e saúde, já que a população pode praticar atividade física à noite.

O conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, foi beneficiado em agosto de 2024 com a chegada de 500 novas luminárias em LED, que substituíram todas as antigas lâmpadas convencionais, de cor amarela e desgastada com o passar do tempo.

A população reconhece o impacto direto que a mudança promovida pela Prefeitura de Maceió proporciona aos moradores que passaram a ter mais segurança e a ocupar por mais tempo as áreas de convívio comuns, bem como maior facilidade para se deslocar pela região.

O comerciante Luan Ângelo é proprietário de uma mercearia no residencial Caetés, onde vive há oito anos. “Conheço todo mundo aqui e posso dizer que o convívio com o LED melhorou a qualidade de vida. A gente vê as pessoas praticando esporte, o pessoal fica até tarde nas portas, porque se sente mais seguro, tem uma parte social também entre os moradores. Então, a qualidade de vida foi elevada”, afirmou.

O assistente administrativo, Paulo da Silva, é morador do Caetés há 4 anos. Ele disse que a troca por LED foi uma mudança muito importante na vida dos moradores. “Todo benefício é bem-vindo e achei legal, porque antigamente era uma lâmpada amarela e hoje temos uma iluminação eficaz para a comunidade. A iluminação tem uma influência na segurança também e eu estou muito satisfeito. Esse conjunto é uma família para nós”, disse.

Já no Dubeux Leão, no bairro Santa Lúcia, a situação é de alívio para os moradores. Eles comemoram a reforma da praça principal do residencial e a mudança para iluminação em LED, com um total de 117 novas luminárias.

Com 92 anos de idade, Dona Maria de Oliveira Ramos criou filhos, netos e bisnetos na casa em que mora há 42 anos, localizada na Rua Newton Alves Coelho. Ela viu o crescimento da comunidade e foi com a bisneta no colo, sentada à porta da sua casa, que ela agradeceu à Prefeitura pela iluminação. “Era tudo no escuro, agora que está claro, estamos vendo até alfinete no chão. Fico mais tempo aqui na rua, até umas 22h30 sem problema. Minha bisneta também fica pra lá e pra cá brincando, não faz mais medo. A gente tinha medo por conta dos carros, velocidade demais. Agora está tudo claro. Foi muito bom”, disse.

Marcos Luiz da Silva, morador do bairro desde que nasceu, há 29 anos, é comerciante e proprietário do Esquina Espetinho. Ele agradeceu pela modernização dos equipamentos de iluminação e disse que o LED melhorou a segurança para todos os comerciantes da região. “Você vai ver todas as ruas iluminadas e isso traz segurança e conforto para a população”, revelou ao comentar que o LED pode aumentar a clientela, já que os moradores circulam pelas ruas do conjunto à noite, com segurança.

Os conjuntos habitacionais beneficiados com iluminação 100% LED são o Lenita Vilela; João Sampaio 1; Jardim Royal; Novo Jardim; Henrique Equelman; Bruno Ferrari; Cambuci; Nações Unidas; Bethaville Medeiros Neto; Colibri; Fernando Ribeiro Toledo; Rosane Collor; Cleto Marques Luz ; Caetés; João Sampaio 2; João Sampaio 3; Cely Loureiro; Morada dos Planaltos; Dubeaux Leão ; Vila Emater 1 ; Vila Emater 2; José da Silva Peixoto.

Os loteamentos que receberam iluminação 100% LED estão no Tabuleiro do Martins, Vila da Paz; Vida Nova; Santa Luzia; Pôr do Sol. No bairro Antares, o Alvorada; Casa Forte. Em Rio Novo, Loteamento Palmar; na Cidade Universitária, Mainá; Santa Amélia, Colina; Santos Dumont, Caribe III.

Fonte: Ascom Ilumina

Anterior Trabalho da Vigilância Sanitária de Maceió garante saúde da população
Próximo Infectologista da Sesau orienta sobre formas de prevenir doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *