HIV, Aids e outras ISTs: Saiba como ter acesso ao tratamento pelo SUS em Maceió


População tem acesso aos testes rápidos em todas as unidades de saúde do Município e no Bloco I do PAM Salgadinho, onde oferece tratamento especializado

PAM Salaginho oferta atendimento especializado e tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Bloco I da unidade. Foto: Victor Vercant/SMS

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi comemorado na quinta-feira (1º). A data tem como objetivo alertar à população sobre a doença, além de fazer uma desconstrução do preconceito sobre pessoas que vivem com HIV/Aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Para garantir a assistência e o acolhimento dessas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o PAM Salgadinho – maior unidade de atendimento especializado em média complexidade de Maceió, localizado no bairro do Poço, que oferta atendimento especializado e tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Bloco I da unidade.

Funcionando por demanda espontânea, o atendimento para este público é realizado durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no qual dispõe de testes rápidos para detecção precoce de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C, além de oferecer medicação gratuita para o tratamento do HIV/Aids. O serviço também é ofertado em todas as unidades de saúde da capital.

A enfermeira da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Melo, destacou a importância da realização do teste rápido para o diagnóstico precoce de infecções, principalmente entre o público jovem, onde há uma prevalência de casos de HIV e Aids.

“Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e consequente tratamento precoce do HIV e, hoje, a população tem fácil acesso a esse serviço em todas as unidades de saúde. Somente neste ano, tivemos 325 casos de pessoas com HIV em Maceió e 128 casos de Aids também na capital. O que nos preocupa mais é que a faixa etária prevalente desses dados é na população jovem, de 20 a 34 anos. Por isso, reforçamos à população sobre a necessidade de estar se prevenindo e também fazer o teste rápido, pois a infecção é muito silenciosa”, orienta.

Acesso a exames e tratamento

Para fazer o teste rápido nas unidades de saúde e no CTA do PAM Salgadinho, basta comparecer nos locais, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar documento de  identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Nos casos de pessoas em situação de rua, que não apresentem documentos pessoais, o teste, ainda assim, é realizado e o resultado liberado.

Usuários com diagnóstico positivo são encaminhados para os centros de atenção especializada, que são o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Trapiche da Barra); Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins) e o Bloco I, do PAM Salgadinho (Poço).

Em todos estes locais, os maceioenses contam com uma equipe multidisciplinar que inicia o acompanhamento adequado para tratamento da infecção e recuperação da saúde e do bem-estar.

Dezembro Vermelho

A campanha do Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante todo o mês, as ações são intensificadas e buscam sensibilizar a população sobre os mecanismos de prevenção e diagnóstico dessas doenças e também para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, que é 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço, símbolo da luta contra a Aids.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Saúde realiza ação de vacinação em escola municipal para prevenir novos casos de Meningite Medida também objetiva possibilitar aumento da cobertura vacinal no município
Próximo Polícia Científica de Alagoas participa de instrução de técnicas periciais com o uso de artefatos explosivos

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *