Visão de Alagoas – Os municípios estão preparados para enfrentar essa pandemia do Covid 19?
Rodrigo Buarque – Segundo as informações do Ministério da saúde, todo o país está se preparando de acordo com a capacidade instalada disponível. É de conhecimento de todos que existe uma dificuldade mundial na compra de equipamentos como os respiradores e EPI’s.
VA – Um equipamento que não deveria faltar em Unidades Básicas de Saúde ou no Posto Central, é um desfibrilador, em tempo de coronavírus um respirador mecânico é um outro equipamento que todo município deveria ter?
RB – As unidades básicas de saúde possuem seu papel especifico, não possuem como sua competência a assistência de média e alta complexidade, no caso para uso de respiradores ou outros equipamentos para cuidados intensivos. A atenção básica possui o papel na vigilância, acolhimento e assistência aos casos leves suspeitos de COVID-19. Entre as medidas de responsabilidade da AB, incluem também as orientações sobre os cuidados básicos a população, monitoramento dos casos suspeitos e familiares, principalmente em isolamento domiciliar. Já os casos graves, devem ser encaminhados aos serviços de referência hospitalar ou outro serviço de urgência/emergência disponível na rede para assistência ao casos de COVID.
VA – Os recursos que estão chegando aos municípios são vitais para melhorar a atenção básica dessa doença?
RC – Sim, todos os recursos para saúde são necessários, principalmente para fornecimento de EPI’s e materiais para assistência aos pacientes, tendo em vista que a AB possui importante papel frente aos casos leves, educação em saúde da população, identificação precoce e encaminhamento rápido e correto desses casos, mantendo a coordenação do cuidado.
Sem Comentário