Destacando o fluxo turístico no Estado, Alagoas participou oficialmente do evento pela primeira vez
Pela primeira vez, Alagoas foi representada oficialmente na programação do Fórum Clia Brasil, um dos eventos mais importantes do setor de cruzeiros marítimos no país. A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, participou como painelista no evento, trazendo um panorama sobre a promoção e atração no mundo dos cruzeiros em Alagoas.
O painel, que teve como tema central a promoção e atração de cruzeiros, foi mediado pelo jornalista da Rádio Bandnews André Coutinho. Além da secretária Bárbara Braga, outras personalidades importantes estiveram presentes na atividade, como o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar; o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena; e o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.
Durante o painel, Bárbara Braga compartilhou as estratégias e iniciativas que Alagoas tem adotado para se tornar um destino cada vez mais atraente para os cruzeiros marítimos com visitantes de todo o mundo.
“Nosso trade turístico já é bem consolidado e segue um rumo acelerado de expansão. Já conseguimos atender a demanda no mais alto padrão que estes clientes internacionais estão interessados em receber. Batemos muito na tecla de que, em Alagoas, o turismo não é um das maiores fontes econômica do estado, é também uma mola propulsora na ferramenta de transformação social e esta parceria para fomentarmos, cada vez mais, o fluxo de navios no estado só tem a agregar na experiência do Destino Alagoas”, ressaltou a secretária.
Após o debate, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de um coffee break, promovido pela Setur em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau. O momento teve o objetivo de promover networking e troca de ideias entre os representantes das diversas esferas do turismo.
O Fórum
Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o evento foi realizado na quarta-feira (30), na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília.
O evento reúne diversas autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros em um dia de debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país.
Em uma extensa programação, o evento foi dividido em 6 painéis temáticos ao longo do dia. Cada uma dessas atividades contam com diversos representantes das empresas operadoras dos navios como também autoridades públicas de turismo e de gestão dos terminais portuários.
Cruzeiros em Alagoas
Na próxima temporada de cruzeiros 2023/2024, Alagoas terá um aumento de 63% na oferta de leitos. Ao todo, serão 11 navios farão 30 paradas na capital alagoana, representando um aumento de 57% no número de navios e de 50% nas paradas em relação à temporada anterior. Com navios maiores, em maior quantidade e com rotas duradouras em Alagoas, é esperado um fluxo de 116 mil visitantes de todo o mundo.
Os dados da própria Clia estimam que cada turista a bordo do cruzeiro gera um impacto financeiro de cerca de R$ 606 no local de parada. Levando em consideração que cada embarcação tem em média 3 mil passageiros, a expectativa é que este público injete pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas na próxima temporada.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário